Danilo Reis & Rafael: Novo sertanejo com vozeirão

Vencedores do ‘The Voice’ 2014 lançam CD com músicas inéditas e canções do primeiro disco

Por O Dia

Rio - Voz grossa na música sertaneja? Pode, sim. Apesar de o estilo ter se popularizado nos anos 80 com os agudos de duplas como Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho & Xororó. “Até os 15 anos, eu cantava agudaço, cantava até uma música de Sandy & Junior, que eu adorava. Depois, percebi que meu timbre era diferente, naquela época em que a gente começa a mudar a voz”, lembra Rafael. Mesmo com a voz grave na linha de frente, seu nome vem à direita do parceiro Danilo Reis na dupla mineira, que venceu a última temporada do ‘The Voice Brasil’ e acaba de lançar o segundo disco homônimo, pela Universal.

Danilo Reis (E) e Rafael receberam muitos elogios de artistas já consagrados%2C como Fernando %26 Sorocaba Divulgação/Fernando Trancoso

O cantor, que solta a voz ao lado do parceiro em músicas como ‘Volta’, ‘Sinônimos’, ‘Romaria’ (o clássico de Renato Teixeira, gravado pela dupla) e ‘Um Hino’ (presente do padrinho da dupla no programa, Lulu Santos), teve outra opção profissional antes da música.

“Antes de ser cantor, eu jogava futebol e tinha muita vontade de ser jornalista e narrador esportivo. Aí, fui pro meio da música. Não tinha que estudar, só cantar, era mais fácil...”, brinca Rafael, admitindo que o vozeirão faz sucesso com a mulherada. “Pô, fica mais fácil, né? A latinha (rosto) aqui é meio arregaçada e a voz ajuda! Mas a gente nem pensou na voz como diferencial. Nossa principal referência, que é a dupla Matogrosso & Mathias, já tem voz grossa.”

O repertório do disco traz músicas do primeiro álbum independente, ao lado de canções novas. A dupla ainda se juntou a dois rivais no ‘The Voice’, Ricardo & Ronael, para compor a oito mãos a romântica ‘Cúmplices do Amor’. Uma dupla destronou a outra no programa, mas não rolaram inimizades.

“Temos ainda contato com eles. Criamos a música nos bastidores. O Danilo começou a escrever uma moda, e ficamos escrevendo em cima. Com o programa, recebemos muito feedback da galera. Fernando & Sorocaba, Maria Cecília (da dupla com Rodolfo) e até Matogrosso & Mathias parabenizaram a gente”, comemora Rafael.


Dupla grava música do técnico Lulu Santos

Após uma demorinha de três meses por conta de uma viagem de Lulu Santos ao exterior, o cantor — que foi ‘técnico’ de Danilo Reis & Rafael no ‘The Voice Brasil’ — gravou uma guitarra e vocais na música que ofereceu à dupla, ‘Um Hino’. A canção, diga-se, poderia estar tranquilamente num disco do autor de ‘Casa’ e ‘Um Certo Alguém’.

“Na primeira apresentação, Lulu já disse que queria cantar uma música com a gente. Agora sabemos que tudo o que ele falou foi verdadeiro e real. Mantemos contato e até hoje ele liga para a gente para perguntar como está nossa carreira, como vão as coisas”, diz Rafael. “Nossa virada no programa foi quando duelamos com Vitor & Vanucci. Eles foram escolhidos pelo Daniel, e o Lulu nos escolheu.”

Últimas de Diversão