Conheça as novidades do Rock in Rio 2015

A vice-presidente do evento, Roberta Medina, apresentou as inovações desta edição comemorativa de 30 anos

Por O Dia

Rio - Você já teve sua experiência? Impossível não lembrar do título da estreia de Jimi Hendrix e seu trio Experience, ‘Are You Experienced?’ (1967) num papo com Roberto e Roberta Medina, presidente e vice-presidente do Rock In Rio, que começa hoje sua edição 2015. “Para 2015, focamos em melhorar o serviço para o público e melhorar a experiência dentro do festival”, adianta Roberta. Além dos três dias dedicados ao heavy metal (com nomes como Metallica e System Of A Down), de nomões como o Queen (com o novato Adam Lambert ocupando o lugar que um dia foi de Freddie Mercury) e atrações teen como Katy Perry, tem uma massa de mais de 85 mil pessoas por dia esperando pela diversão, na plateia, nos quatro brinquedos e nas diferentes áreas do evento. E, no fundo, essa turma com variadas preferências é que é o grupo de “artistas” principais.

Roberta Medina apresenta as novidades do Rock in Rio deste anoJoão Laet / Agência O Dia

Entre as novidades da edição comemorativa de 30 anos do festival, há a entrada de um quarto brinquedo (o X-Treme), de mais um cabo na disputadíssima tirolesa e de um sistema de agendamento para brinquedos via smartphone, para a alegria dos roqueiros (ou não) que passam até três horas nas filas. O presidente Roberto Medina lembra que a preocupação com algo mais para o público vem de lá de trás. “Em 1985, falei que queria iluminar a plateia e disseram que não era possível. Mandei iluminar e hoje não tem show de grande porte sem que isso seja feito”, recorda. Sua filha Roberta considera o festival um parque temático da música. O estalo veio após o Rock In Rio 3, de 2001, marcado pelo show da hoje homenageada Cássia Eller. “Nessa época, vimos pais trazendo os filhos. Desde 1985 somos um festival para todas as tribos, e quisemos abraçar esse público. Num grupo de amigos, há vários gostos musicais. As pessoas podem se dividir para ver os shows e se encontrar para ir num brinquedo ou jantar”, sugere.

Brinquedos revigorados

VOCÊ É DAS OU DOS TAIS que já se espremeram na curtíssima escada da tirolesa, para subir até o brinquedo? Excelentes notícias para você: as escadas que levam à torre da diversão mais disputada do festival ganharam um aumento de largura, e a tirolesa também foi acrescida de mais um cabo, permitindo agora que três pessoas saltem de uma vez. A montanha-russa também vai fazer corações saltarem pela boca: o brinquedo, que já começou a ser montado em junho, dobrou de tamanho e ganhou um looping de 15 m. Tem ainda a roda-gigante, com espaço para 24 pessoas por girada. E a novidade do festival, que é o X-Treme, uma espécie de pêndulo, com cadeirinhas, girando em várias direções, já popular em parques de diversões como o Playcenter, em São Paulo.

Evento conta com quatro brinquedosJoão Laet / Agência O Dia

Os quatro brinquedos são praticamente um “comitê de boas vindas” desta 16ª edição (a equipe contabiliza todas as edições que já aconteceram ao redor do mundo, e não apenas as cinco já sediadas no Rio) do festival. Iniciam os trabalhos às 14h, assim que os portões se abrem, e vão até as 2h, quando as apresentações musicais já chegam ao fim.

Na roda-gigante, as crianças entre 3 e 8 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável. A montanha-russa e o X-Treme são proibidos para menores de 8 anos e com altura inferior a 1m30. Na tirolesa, só gente com mais de 14 anos e peso girando entre 50 kg e 115 kg.

Para evitar filas

LEMBRA DAQUELAS filas de até cinco horas na tirolesa? Na edição 2015 do festival só será possível usar os brinquedos após agendamento prévio pelo smartphone, por intermédio de um aplicativo desenvolvido pela Bloom. O cadastro já pode ser feito pelo site bloom.im/rockinrio, e no festival, é só aproximar o celular de uma das Bloom Stations instaladas perto dos brinquedos, para fazer o agendamento. “O evento parava por causa dos brinquedos. Quem ia na tirolesa perdia até três horas de show”, lamenta Roberta Medina. Se o celular do usuário roda em outro sistema ou se ele preferir, é possível, durante o evento, retirar uma pulseira que interage com a Bloom Station. Para isso, será necessário apresentar o número do CPF (para estrangeiros, o número do passaporte). Essa opção também pode ser solicitada caso acabe a bateria do celular.

Atrações da Rock Street

PARA COMEMORAR os 30 anos do primeiro Rock In Rio, o homenageado da Rock Street na edição 2015 é o Brasil. É da rua eclética do festival, repleta de bares, lojas e restaurantes, que saem os primeiros acordes ouvidos no Rock In Rio, hoje às 14h30, com a apresentação da companhia do dançarino Carlinhos de Jesus. Na sequência, rolam três shows brasileiríssimos: a sambista paulista Joyce Cândido (às 15h30), o grupo Rabo de Lagartixa (às 17h30) e o mestre da MPB João Donato (às 20h). Num espaço marcado pelo ecletismo — e que no fim de semana recebe do heavy metal do Crow ao balanço de Marcos Valle, passando pelo rock dos Autoramas — acontecem ainda, sem horário fixo e diariamente, apresentações de grupos de capoeira, de bumba-meu-boi, de percussão e até baianas com seus quitutes. A abertura com Carlinhos de Jesus também rola todos os dias.

Espaços alternativos

SUCESSO NA EDIÇÃO 2013 do Rock In Rio, o palco Street Dance — criado para as versões Madri e Lisboa do festival — retorna em 2015. Com a ajuda do apresentador Filipi Ursão e do DJ Bruno X, o Rock In Rio Street Crew, grupo oficial de dança do festival, realiza performances diárias a partir das 14h30, sempre ao som de sucessos das atrações do evento (Metallica, System Of A Down, Katy Perry). Todos os dias, os dançarinos e os convidados do grupo Reflexo Urbano irão protagonizar batalhas de dança.

O público confere também o musical ‘Trinta Anos Em Quinze Minutos’, criado pela Aventura Entretenimento e apresentado em cinco edições diárias no espaço Wolksvagen — e que tem realmente quinze minutos. Com 14 pessoas no elenco, incluindo atores (as duplas Ícaro Silva e Thati Lopes e Hugo Bonemer e Jennifer Nascimento, que se alternam) e bailarinos, além de uma banda ao vivo com cinco músicos, traz clássicos de artistas como Queen, Beyoncé e Paralamas do Sucesso, que marcaram a história do festival. Até o presidente Roberto Medina participa do musical via telão de led.

O estande da operadora Sky traz várias surpresas para os fãs de rock e de guitarras. Uma exposição traz 30 guitarras icônicas criadas pela companhia americana Fender, entre elas 13 modelos Signature, que levam os nomes de grandes guitarrista. Os fãs podem conferir modelos com as assinaturas de Kurt Cobain (Nirvana) e Eric Clapton, entre outros. John Cruz e Paul Waller, master builders da Fender, vão entregar sete guitarras exclusivas Fender para assinantes Sky.

Além da música, tem sustos no Rock In Rio: a Paramount, junto com a rede Telecine, montou uma cabine de terror para divulgar o lançamento do filme ‘Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma’, que encerra a franquia. É possível assistir a um preview do longa e levar sustos numa sala de terror.

Patrocinadora de uma das atrações mais bombadas do evento (a tirolesa), a Heineken vai empulseirar todos os maiores de 18 anos que estiverem no evento e quiserem consumir cerveja. E criou o espaço Rock & Recycle, que dá prêmios a todos em troca de dez copos descartáveis da Heineken coletados no local que serão encaminhados para reciclagem. A Pepsi criou um karaokê no festival, no espaço da marca. E a Fusion Energy Drink construiu um espaço que simula o camarim de um DJ profissional, ao lado do palco eletrônico. O público vai poder soltar a voz e se maquiar no camarim.

Fusion terá um espaço no eventoDivulgação

Mundo dos Vips

PARA OS CONVIDADOS, além da área vip patrocinada pelo Itaú (bem perto dos palcos e com gastronomia própria), há ainda áreas particulares como o lounge da Heineken, que tem set de DJs e bartenders holandeses chamados para a ocasião. A Pepsi terá um camarote para receber cerca de 200 convidados durante todo o festival. E a Los Paleteros fará distribuição de suas paletas mexicanas em todas as áreas vips do evento.


Últimas de Diversão