Fisiculturista de 18 anos lança projeto para ajudar as crianças a emagrecerem

Blogueira do bem: Ana Etz visita comunidades carentes e escolas com o programa ‘Corpo e Mente em Forma’

Por O Dia

A fisiculturista Ana Etz treina na academiaDivulgação

Rio - A semana da criança é sinônimo de algodão doce, balas, bolos e tudo que os pimpolhos adoram. E foi pensando em se comunicar com esses pequenos que comem tudo que é besteira sem pensar na saúde que a blogueira fisiculturista Ana Etz, de 18 anos, lançou o projeto ‘Corpo e Mente em Forma’, em que realiza palestras em comunidades carentes, escolas públicas e particulares, eventos, ensinando aos jovens a terem uma vida mais saudável.

“Eu era gordinha, entendo o sofrimento, a pressão na escola por parte dos amiguinhos e até dos familiares. Agora, falo de superação e motivação para essas crianças. Explico como elas podem melhorar a qualidade de vida”, enfatiza Ana, que começou seu processo de emagrecimento aos 14 anos, com dietas e muito exercício. 

“Perdi 10 kg e mudei a forma de me alimentar. Eu falo para as crianças que os hábitos saudáveis são aliados da boa forma, as incentivo a cortar fritura, refrigerantes e passar a comer frutas, vegetais, assados e alimentos integrais”.

O projeto, voltado para crianças e adolescentes, tem como objetivo mostrar que qualquer pessoa pode cuidar bem da saúde sem precisar gastar muito dinheiro. “Às vezes, tem aquele menino que não tem dinheiro para comprar um lanche no McDonalds, e eu digo que ele tem mais que agradecer por não estar se intoxicando com hambúrguer”, instiga.

“O arroz e feijão formam a combinação perfeita. Adicionando um legume ou uma carne, você tem uma refeição ótima”. Para chegar aos 55 kg, a blogueira teve que deixar para trás tudo que mais gostava. “Tirar doce foi sofrido. Quase morri sem a Coca-Cola. Hoje, não sinto falta. Nem cogito fritura, o corpo sem acostuma sem e passa a rejeitar quando recebe”, justifica.

Ana também ressalta que para ficar de bem com a balança, não basta só ter alimentação balanceada, tem que se exercitar com frequência. Seu corpo torneado é resultado de uma rotina pesada porque ela compete como fisiculturista, mas ela indica exercícios básicos (ver na tabela) para quem deseja apenas estar em boa forma. “A corda é um objeto barato, que qualquer um pode ter em casa, que ajuda a trabalhar todos os músculos. Todo mundo pode pular corda, em qualquer lugar. Ajuda muito quem quer perder peso.”


Exercícios

Agachamento: “Ele está presente no nosso dia a dia, a pessoa consegue fazer até sem auxílio de aparelhos. Ajuda a fortalecer os músculos posteriores.”

Barra: “A pessoa não vai conseguir fazer de primeira, mas treinando vai evoluindo. Ela trabalha a parte superior e todo o tronco.”

Abdominal: “Um exercício prático, fácil. Dá sustentação ao corpo, porque trabalha bem o centro dele, além de reforçar os músculos do abdômen.”

Flexão: “É mais dolorido, mas vale muito a pena. Porque trabalha o peito, os membros superiores por completo.”

Afundo ou passada: “É caminhar com a perna mais afastada, quase levando o joelho no chão, mas sem encostar. Trabalha toda a parte do bumbum e da coxa. Vale lembrar que todos esses exercícios podem ser feitos mesmo sem peso, se a pessoa estiver focada e concentrada, eles funcionam muito bem.”

Últimas de Diversão