Mais Lidas

Programação ao ar livre de fim de semana inclui inauguração da Árvore da Lagoa

Além disso, também tem festival literário no Morro da Conceição, feijoada na Rua do Mercado e cerveja e gastronomia no Campo de Santana e Quinta da Boa Vista

Por karilayn.areias

Rio - Probabilidades de chuva e índice pluviométrico de 60% previsto para hoje e amanhã — diz o Climatempo. Ainda assim, nada é impossível para quem quer fazer e para quem quer curtir eventos realizados ao ar livre. Amanhã, por exemplo, o carioca terá seu vigésimo encontro com a Árvore de Natal da Lagoa, patrocinada pela Bradesco Seguros. Tendo como melhores pontos de visualização a Avenida Epitácio Pessoa (na altura de Ipanema) e o Parque dos Patins, quem for curtirá, a partir de 20h30, queima de fogos, luzes e um carrilhão eletrônico que toca músicas natalinas, além do tema da Árvore de Natal, feito pelos irmãos Marcos e Paulo Sergio Valle. A cenografia ‘O Natal da Renovação’, inclui cores, luzes e sons assinados por Abel Nunes.

Árvore de Natal da Lagoa tem show de luzes e até música-tema composta por Marcos Valle%2C em seu vigésimo ano Divulgação

A Árvore é apenas um dos eventos que aproveitam a grandiosidade do espaço público carioca como cenário para criações inusitadas. O Rio Mapping Festival, festival de luzes que chega à sua segunda edição, realiza projeções em prédios (acompanhada de música e performances) e faz um verdadeiro mapeamento na cidade, passando por Centro, Zonas Norte, Oeste e Sul. O evento acontece hoje na fachada do Contemporâneo Hostel (Botafogo, incluindo o Baile Sapucaia com VJ Raton & Lê Pantoja), e em vários pontos de Duque de Caxias. Amanhã rola em plena Rua Dagmar da Fonseca (Madureira, com batalha de games e som da Furacão 2000). “Esperamos que o carioca circule mais pelo Rio. O conceito de cidade partida vem caindo aos poucos”, torce Paulinho Sacramento, idealizador do festival.

Tendo o Centro do Rio como pano de fundo, a nova edição da Babilônia Feira Hype passa pela Marina da Glória amanhã e domingo e traz 140 expositores de moda, decoração e artes plásticas, além de barracas de comidinhas e food trucks. Alternando eventos ao ar livre e cobertos, traz também o lançamento do site ‘Eu Vejo Beleza’ (euvejobeleza.com.br), da jornalista Karla Rondon Prado, amanhã, às 17h. Já a terceira edição do Fim de Semana do Livro no Porto será no histórico Morro da Conceição amanhã e domingo e traz debates com mais de 30 convidados. Os papos acontecem perto das ladeiras e botecos da área (trazendo nomes como o colunista do DIA Moacyr Luz) e ainda inclui campeonatos de carrinho de rolimã, jogo de botão e show com Antonio Nóbrega.

O Gastro Beer ocupa a Quinta da Boa Vista amanhã e domingoDivulgação

Primeira ação do Movimento Rio ao Ar Livre, o Festival Campo de Santana ocupa a área com teatro, exposições e gastronomia amanhã e sábado. O Gastro Beer Rio leva cerveja e gastronomia para a Quinta da Boa Vista amanhã e domingo, em sua segunda edição. “Além disso, foram convidados artistas que se apresentam nas ruas do Rio. A ideia é que eles façam performances na avenida onde o evento acontece. Sem palco e de maneira informal”, diz Ana Paula Gomes, da AAposta, empresa que organiza o Gastro Beer.

Programe-se

ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA — Amanhã, de 19h às 22h (ver reportagem e como chegar no boxe abaixo). Gratuito.

BABILÔNIA FEIRA HYPE — Moda, arte, decoração, gastronomia e cultura na Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique s/nº, Glória. Amanhã e domingo, das 13h às 21h. R$ 10.

EMERGÊNCIAS — O evento cobre a Região Metropolitana do Rio e traz debates, bailes, festas e shows. O paulista Liniker divide o palco com Otto, Ava Rocha, Negro Leo e Boogarins, na Praça Mauá, amanhã, às 10h. O Baile Black Bom inaugura amanhã um circuito que ocupa a Pedra do Sal a partir das 8h (Rua Argemiro Bulcão s/n, Centro), com baile às 19h. No Largo de São Francisco da Prainha, na Saúde, a turma do baile oferece feira de afroempreendedores, roda de conversa sobre a comunidade negra (Negrigências) e oficina de passinho, a partir das 16h. Gratuito.

FEIJOADA DA BANDA DA RUA DO MERCADO — No esquenta para o Carnaval 2016, a banda promove feijoada com roda de samba, incluindo a participação do homenageado Nei Lopes, além de show de mulatas, nas cercanias (e dentro, em caso de chuva) do Restaurante Porto Novo. Rua do Ouvidor 12, Centro (2220-2532). Amanhã, às 13h. R$ 30.

FESTIVAL CAMPO DE SANTANA — Gastronomia, entretenimento, música e atividades para crianças. Campo de Santana, Centro. Amanhã e sáb, de 9h às 17h. Gratuito.

FIM DE SEMANA DO LIVRO NO PORTO — Bate-papo sobre livros, brincadeiras e música ao vivo (veja toda a programação em casaporto.org/fim). Praça Major Valô s/nº, Morro da Conceição. Amanhã e dom, de meio-dia às 22h. Gratuito.

GASTRO BEER — Gastronomia e 29 cervejarias, incluindo atrações de outros estados como a Cervejaria do Gordo e Cervejaria Ravache, de São Paulo. Quinta da Boa Vista. Alameda das Sapucaias s/nº, São Cristóvão. Amanhã e dom, das 13h às 21h. Gratuito.

PROGRAMINHA CARIOCA — DJ, oficina de arte e aula de zumba para crianças. Praça da Juventude. Rua Prefeito João Batista Cáffaro s/nº, Ampliação, Tanguá. Domingo, das 9h às 13h30. Gratuito.

QUINTAL + ALEMANHA 25 — Organizado pelo coletivo SerHurbano, com o Consulado-Geral da Alemanha Rio de Janeiro, o evento chega ao último dia com feirinha gastronômica, leitura dramatizada da passagem natalina do livro ‘Os Buddenbrooks’, de Thomas Mann, workshop sobre produção de cerveja caseira e show com o Trio Folakemi. Praça Itália s/nº, Centro. Amanhã, de meio-dia às 20h. Gratuito.

RIO MAPPING FESTIVAL — De hoje a dom, em vários pontos do Rio. Confira a programação completa em riomappingfestival.com.br. Gratuito.

Como chegar 

Para evitar congestionamentos no trânsito, a Cet-Rio informa que proibiu o estacionamento no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas a partir da meia-noite de hoje. Haverá ônibus do metrô na Estação General Osório, em Ipanema, fazendo a conexão. E o Metrô Cantagalo, em Copacabana, fará a indicação do trajeto dos pedestres até o local do evento.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia