Espetáculo de dança 'No me digas que no' estreia no Espaço Sesc

Novo trabalho do coreógrafo Renato Vieira se inspira no realismo fantástico e na obra de Gabriel García Marquez

Por O Dia

Rio - O espetáculo 'No me digas que no' estreia nesta quinta-feira, às 21h, no Mezanino do Espaço Sesc, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Após o recesso das festas de fim-de-ano, "no me digas que no" volta em 2016, de 7 a 31 de janeiro, de quinta a domingo.

Espetáculo de dança 'No me digas que no' estreia no Espaço SescDivulgação

A partir da obra do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, Renato Vieira captura momentos do realismo fantástico na elaboração de movimentos e gestos. A esta paisagem coreográfica, soma-se a colaboração do bailarino Bruno Cezario que, a partir de uma temporada no México, apontou caminhos para dar texturas ao espetáculo, para o qual também assina trilha sonora e figurinos. no me digas que no tem no elenco, além de Cezario, Soraya Bastos, Fabiana Nunes, José Leandro e Tiago Oliveira. A iluminação é de Binho Schaeffer.


“Criei uma escrita coreográfica usando o realismo fantástico e a obra de García Marquez como inspiração durante o processo de trabalho. A partir daí, me apropriei da linguagem para, de maneira independente, delinear o realismo fantástico com a assinatura da minha companhia de dança”, destaca Renato Vieira.

“Por exemplo, durante a narrativa, o elenco dança em meio a diversas pausas aplicadas ao gestual.O realismo fantástico está no corpo. Não se trata de uma obra descritiva, tampouco evoca este ou aquele livro de García Marquez”, completa. Apesar disso, foram fundamentais na elaboração da coreografia a leitura de livros como “O amor nos tempos do cólera” e “Cem anos de solidão”. “Meu trabalho resulta de tudo o que vivi, num grande intercâmbio seja com o teatro, TV, cinema ou a literatura”, diz.

Últimas de Diversão