Cristiana Oliveira admite que não se preocupou com a forma longe da TV

Atriz vai viver rainha má na novela bíblica da Record e quer perder 15 kg

Por karilayn.areias

Cristiana Oliveira%3A 'Tive que abrir mão de tudo%2C vinho%2C cerveja. Não bebo nada! Estou sóbria'Divulgação

Rio - Um ano e meio fora do ar foi o tempo suficiente para Cristiana Oliveira enfiar o pé na jaca e ganhar uns quilinhos a mais. Aos 52 anos, a atriz admite ter engordado 15 kg após um período de muitas viagens e total despreocupação com a imagem. Para voltar à boa forma e estrear na novela ‘A Terra Prometida’, da Record, no segundo semestre, ela está fazendo dieta e exercícios físicos diariamente.

“Perdi uns cinco quilos, mas falta perder mais dez até a novela. Confio em mim, na minha disciplina. Eu meio que chutei o balde. Eu ‘jaquei’, como costumo falar. Bebi o que queria, gosto de vinho, cerveja... Estava na minha fase empresária e, quando vi, tinha engordado 15 quilos”, conta Cristiana, que também culpa a entrada na menopausa pelo ganho de peso. “É uma m... Até fazer a reposição hormonal é meio chatinho”.

O sinal de alerta foi dado pela filha mais velha, Rafaella. “Teve um dia que me olhei no espelho. Minha filha chegou e falou: ‘Mãe, posso te falar uma coisa? Você está gordinha!’”, lembra a atriz, rindo de si mesma. Sem perder o bom humor e com dedicação, Cristiana mudou a alimentação e voltou a malhar todo dia, no mínimo 40 minutos, na academia montada em sua casa.

“Tive que abrir mão de tudo, vinho, cerveja. Não bebo nada! Estou completamente sóbria”, brinca a atriz, acrescentando que o sacrifício vale a pena. “Até porque 1.200 anos antes de Cristo (época em que se passa a novela), a alimentação era só peixe, legumes, verduras e grãos. Todo mundo era magro, mulher só engordava quando engravidava. Então, eu preciso estar magra. Por isso, estou acelerando o processo. Só que é um saco fazer dieta”.

A luta contra a balança é antiga. Cristiana chegou a pesar quase 100 kg, aos 16 anos, por causa de uma disfunção. Fez várias dietas e até engordou 15 kg para viver a presidiária Araci na novela ‘Insensato Coração’ (2011). Perdeu tudo e ainda reapareceu 27 kg mais magra em 2014 na série ‘Animal’, do GNT, em que interpretou a prefeita Mariana, par romântico do protagonista interpretado por Edson Celulari.

Apesar de viver no efeito sanfona, a atriz garante que hoje não tem mais paranoias com o corpo. “Não dá mais pra ser louca, não! Sou feliz, eu me amo. Se os outros me acharem do jeito que quiserem achar, tudo bem. O importante é eu estar feliz, de bem comigo mesma. Tenho uma história bonita de vida, uma carreira linda, sou uma pessoa legal, do bem. E se for gordinha, vou ser uma gordinha feliz”, diz.

Após iniciar a carreira na Manchete, onde encarnou a sensual e inesquecível Juma, de ‘Pantanal’ (1990), Cristiana Oliveira passou 22 anos na Globo. A paixão pelo projeto de produções bíblicas da Record fez com que ela mudasse de emissora. “Quando falaram que era ‘Terra Prometida’, aceitei na hora”, afirma ela. “Sou muito grata e fui muito feliz na Globo, como estou feliz na Record. A gente tem a liberdade de escolher projetos, pela minha idade, pelo meu tempo de carreira (27 anos). Hoje, o que importa para mim é o projeto, a beleza da dramaturgia. O resto é ego”.

Na trama, a atriz vai viver a vilã Mara, que não está na Bíblia. “Ela é uma criação do autor. Mara é rainha de uma das 12 tribos, acaba contracenando com todo mundo. Uma mulher extremamente amarga, pessimista. Tudo ela acha errado, não tem paciência para nada, só pensa em riqueza, beleza juventude e poder. É uma mulher completamente diferente da minha personalidade, mas que a gente sabe que existem muitas por aí”, diz.

Desde o ano passado, Cristiana está estudando o ‘Velho Testamento’ para se aprofundar no universo da personagem, mas revela que já gostava da leitura da ‘Bíblia’. “Sou amiga do ‘Evangelho’, mas não sou de frequentar igreja. Já fui. Vou assistir a alguns cultos, gosto da energia com que alguns pastores passam a palavra. Mas não posso me considerar uma evangélica”, diz.

Últimas de Diversão