Ricardo Cota: Nem Batman e Super-Homem se entendem mais

No momento em que o país se divide por causa de crise institucional, os cinemas brasileiros recebem ‘Batman vs. Superman — A origem da Justiça’

Por O Dia

Rio - A piada nasce pronta. No momento em que o país de divide diante de uma das maiores crises institucionais de sua história, os cinemas brasileiros recebem a partir de hoje ‘Batman vs. Superman — A origem da Justiça’, de Zack Snyder, com Ben Affleck de homem morcego e Henry Cavill de Super-Homem. Uma coincidência que irá se intensificar ainda mais em abril, com a estreia de ‘Capitão América 3: Guerra Civil’. Esperamos que não seja premonição.

Cena de ‘Batman vs. Superman — A origem da Justiça’Divulgação

Não é comum cartazes de cinema estarem em sintonia com a história. Em 1968, no dia do enterro do estudante Edson Luís, morto durante uma manifestação estudantil, a Cinelândia, amanheceu com os letreiros de três cinemas expondo títulos de filmes que traduziam o espírito do momento: ‘À Queima Roupa’, ‘Coração de Luto’ e ‘A Noite dos Generais’, este último rendeu uma foto famosa, mostrando um batalhão de choque diante da fachada.

Dez anos depois, Ana Carolina lançava nos cinemas: ‘Mar de Rosas’. O título, por si só, enunciava uma provocação ao período nada cor de rosa dos anos de chumbo da ditadura militar. O letreiro de um cinema da Praça Vanhargem, na Tijuca, registraria uma inesquecível piada involuntária. Distraído, o responsável pela disposição das letras trocou as bolas e expôs um ‘Mer das Rosas’. O resultado rendeu uma foto deliciosa e fez a alegria dos tijucanos até ser corrigido.

‘Batman vs. Superman — A Origem da Justiça’, o blockbuster que estreia hoje traz para as telas uma briga antiga, pelo menos nas histórias em quadrinhos. Segundo a Warner, produtora do filme, trata-se de uma introdução à ‘Liga da Justiça’, filme a ser lançado no próximo ano, que promete reunir uma constelação de super-heróis. Esperamos que até lá Batman e Super-Homem se entendam. E o Brasil também.

Últimas de Diversão