Píer Mauá receberá evento de moda

Rio Moda Rio acontece entre 14 e 18 de junho

Por O Dia

Rio - Rio Moda Rio: este é o nome do movimento de moda anunciado na quinta-feira, no MAR, para uma plateia formada por estilistas, jornalistas, assessores e empresários que têm um ponto em comum: o amor pela moda e pelo Rio. À frente da boa notícia, a união que faz a força: os empresários Duda Magalhães e Rodolfo Medina, da Dream Factory, responsável pela realização de eventos como o Rock in Rio; Luiz Calainho, da L21, empresa idealizadora da Feira ArtRio; e o curador do RMR, o estilista Carlos Tufvesson, incansável defensor da moda carioca.

Evento de moda será feito no Pier Mauá%2C em junhoJu Rezende

O principal parceiro do Rio Moda Rio, que tem patrocínio da Natura, é o Sistema Firjan. A primeira edição do evento acontece entre 14 e 18 de junho no Píer Mauá e terá desfiles de 12 grifes, como Lenny Niemeyer, Isabela Capeto, Patricia Viera e Osklen. Na noite de abertura, acontecerá um desfile-homenagem a marcas que fizeram história no Rio e no Brasil: Company, Georges Henri, Yes, Brazil e Maria Bonita. Por falar nisso, o nome Rio Moda Rio reverencia o Grupo Moda Rio, movimento dos anos 70 organizado por estilistas cariocas no intuito de unificar o calendário de moda.

Além dos desfiles, o Rio Moda Rio conta com uma plataforma de ações inovadora. Vai lançar, por exemplo, o sistema ‘see now, buy now’. “Seremos a primeira semana brasileira a adotar este formato, em que o consumidor, logo em seguida ao desfile, poderá adquirir em loja a roupa da passarela”, diz Tufvesson, que ressalta a preocupação com a democratização. Por conta disso, no encerramento do evento acontecerá um desfile coletivo na Praça Mauá e todas as atrações, com exceção das salas de desfiles, estarão abertas ao público (a partir da venda de ingressos). O evento terá também pop stores com produtos das marcas participantes, espaço para exposição e venda de novos estilistas, palco para shows, exposição de galerias de arte, programação de talk-shows, área de alimentação com gastronomia carioca e espaço de convivência dos patrocinadores.

E, olha que legal, a programação multidisciplinar segue durante todo o ano com o lançamento de um edital para novos estilistas (os três vencedores desfilarão na segunda edição do Rio Moda Rio), ciclo de palestras em faculdades, exposições e o Prêmio Rio Moda Rio dedicado aos melhores do segmento em 12 categorias. O Rio merece e agradece. 

Exemplo

A marca carioca Mercatto criou camisetas, que já estão à venda, cuja renda será integralmente revertida ao projeto ‘Dá Pé’, de replantios de árvores, uma iniciativa do cineasta Estevão Ciavatta em parceria com a fundação SOS Mata Atlântica. Esta ação, muito bacana, por sinal, é a primeira da campanha ‘Sementes do Bem’ da Mercatto, que visa incentivar a cultura de ‘fazer o bem’ através de iniciativas ligadas à sustentabilidade. Por R$ 45,99 cada uma. www.mercatto.com.br. Com o pé no outono

A Limits acaba de lançar a coleção de outono-inverno em suas nove lojas espalhadas pela cidade. Entre os acessórios, destaque para o tênis yatch de couro (R$ 259). Shopping Nova América.  

Últimas de Diversão