Espetáculo multimídia 'Buscado' estreia no Flamengo nesta quinta-feira

Peça conta com videomapping e traz referências distintas como David Lynch e o filme 'Old Boy'

Por O Dia

Rio - O espetáculo multimídia 'Buscado', da premiada autora revelação argentina Agustina Gatto, estreia no Oi Futuro, no Flamengo, Zona Sul do Rio, nesta quinta-feira. O ponto de partida da peça é um homem que busca seu filho pelas ruas de três grandes metrópoles, Nova York, Cidade do México e Tóquio, ao mesmo tempo em que é buscado também pelo pai, um senhor de idade. O espetáculo conta com a direção de Luiz Furlanetto.

Espetáculo 'Buscado' estreia nesta quinta-feiraDivulgação


Com narrativa não linear, em um jogo de espaço-tempo, a peça aborda questões como abandono, fuga, juventude, chegada da vida adulta, velhice e o desejo de reconhecimento. O cenário, moderno e interativo, mescla objetos e mobiliário reais com videomapping, criado por Jodele Larcher, um dos profissionais mais respeitados em âmbito nacional no assunto. O videomapping tem função central na estética do espetáculo e ajuda a conduzir a dramaturgia de Gatto. Um exemplo do uso do mapping é uma cabine que adquire diferentes significados durante a trama (cabine telefônica, banheiro, elevador). Através desse recurso estético, o cenário vai sendo alterado conforme avança a narrativa: um piano que vira bar, uma rua que vira um apartamento, uma cidade que vira outra.

O elenco é formado por quatro atores: Pedro Osório (homem adulto), Daniel Rangel (menino), Gabriela Werneck (mulher da clarineta) e Rogério Fróes (homem idoso). Convidado especial para participar do projeto, Rogério acaba de levar o Prêmio APTR — da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro – de melhor ator coadjuvante, pelo trabalho em Família Lyons, de 2015. O elenco forma um quebra-cabeça misterioso que vai sendo revelado ao longo da trama.

"A peça fala da falta de comunicação entre as gerações, é um pouco da busca de entendimento entre pai e filho", analisa o diretor, Luiz Furlanetto. "Ela tem uma linguagem diferente, e tem momentos em que você não sabe se tudo está acontecendo mesmo ou só na cabeça do personagem. É um espetáculo meio cubista: conforme o ângulo do qual você olha, ele te dá uma possibilidade diferente. E o grande barato de 'Buscado' é deixar pontas para o público amarrar conforme suas experiências de vida", avalia o diretor.

SERVIÇO

BUSCADO. Estreia para convidados: 21 de abril às 20h. Estreia para público: 22 de abril. Temporada: Até o dia 12 junho. Dias e horário: De quinta a domingo, às 20h. Local: Oi Futuro no Flamengo. Endereço: Rua Dois de Dezembro 63 – Flamengo. Informações: 3131-3060. Ingresso: R$30

Últimas de Diversão