Exposição 'Only You' retrata desafios do relacionamento a dois

Mostra fica em cartaz até 8 de maio no Centro Cultural Correios

Por O Dia

Rio - O Centro Cultural Correios, no Centro do Rio, recebe a exposição "Only You". A mostra é composta com cerca de 140 fotos, instalações e vídeos do fotógrafo de vanguarda Leonardo Kossoy. Quem quiser visitá-la pode ir de até 8 de maio, de terça a domingo, de 12h às 19h. A entrada é gratuita.  

As fotos expostas revelam situações bem contemporâneas, como a falta de comunicação entre os casais e os olhares que não se cruzam. Para o artista, no entanto, a proposta vai mais além. “Não quero falar só da relação entre homem e mulher, mas da questão binária do pensamento. Na mente, existe um modelo binário. Você só consegue pensar em algumas coisas se imaginar o oposto”, enfatiza Kossoy, que há décadas vem se dedicando a investigar os limites da linguagem fotográfica, valendo-se de conceitos das artes visuais, da literatura e da psicanálise.

Imagem da exposição 'Only You'Leonardo Kossoy/Divulgação

Com curadoria de Fernando Azevedo, a exposição apresenta imagens encenadas com os atores Gilda Nomacce e Germano Melo, clicados por Kossoy que, pela primeira vez, realizou um trabalho em um estúdio.

Sobre a inspiração de Kossoy, o curador da exposição explica: "Lembra do sucesso gravado na década de 50 pelo grupo The Platters que parece ter caído no gosto do ídolo Elvis Presley? O hit ultrapassou décadas e influenciou diversas gerações no mundo. A partir dos versos da música, o paulistano Leonardo Kossoy pegou emprestado o título em inglês e utilizou como tema de sua nova mostra: os desafios e as possibilidades do relacionamento a dois”.

Serviço  

Exposição Only You. Centro Cultural Correios, Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Telefone:(21) 2253-1580. De terça a domingo das 12h às 19h. Entrada franca.

Últimas de Diversão