Tiago Iorc:"Aqui, a infraestrutura é sucateada, mas a arte transcende"

Em entrevista, o cantor e compositor também falou sobre comparações com John Mayer e suas inspirações

Por O Dia

São Paulo - Tiago Iorczeski está completando 16 anos de carreira musical com quatro álbuns em estúdio com o nome Tiago Iorc. O cantor está em turnê de seu último disco, "Troco Likes", desde o ano passado e conquistou um público fiel ao longo da carreira. Em entrevista ao iG Gente, ele fala sobre sua trajetória no exterior, seus hábitos de composição e suas inspirações.

Seu último lançamento foi um single em parceria com a cantora Sandy, chamado "Me Espera", que está bombando entre os fãs dos dois. "Trabalhar com a Sandy foi algo muito legal", conta o moço. "Recebi o convite para participar do DVD no final do ano passado, e ela e o Lucas [Lima] tinham uma música inédita pra gravação. Eu ouvi, gostei, ajudei a compor a letra e gravamos juntos."

Tiago Iorc está completando 16 anos de carreira musicalDivulgação

Para Tiago, o processo de composição vem naturalmente, e ele tem um caderninho de anotações em que ele resgata áudios e rabiscos de canções. "Às vezes, quando eu estou tocando violão, isso me remete a alguma sensação ou sentimento, que vira algo melódico e eu transformo em percepções e registros."

Aos 30 anos, a carreira que o artista gaúcho construiu até agora não é algo restrito a território nacional: ele tem muita experiência no exterior e conta que sempre foi muito bem recebido nos países em que apresentou seu trabalho. "Com as oportunidades que eu vivi fora do Brasil com meus primeiros discos, o que eu sinto é que existe um alicerce muito definido que faz parte da situação econômica desses países. Há muito mais possibilidades em níveis artísticos", contou. 

Sobre sua experiência na Ásia, ele menciona que quando foi para lá era uma novidade e, ainda assim, participou dos principais programas da televisão e teve uma ótima recepção. "Os equipamentos de som eram maravilhosos, casas de show bem estruturadas. Aqui no Brasil existe um sucateamento da infraestrutura, mas a arte transcende essas questões”, afirmou.

Tiago Iorc está completando 16 anos de carreira musicalDivulgação

Desde o início de seus trabalhos, Tiago Iorc sempre foi muito comparado a John Mayer, mas ele não encara como uma ofensa, pelo contrário. O cantor afirma que realmente se inspirou muito no trabalho do norte-americano. "Eu ouvia e estudava muito o trabalho dele", diz. "Era uma figura que era a representação de tudo que eu queria fazer e ele tava fazendo de uma forma linda."

Ainda no assunto inspirações, Dave Matthews também foi uma personalidade de grande impacto para ele, que transmite pureza no que faz e inspira um bom trabalho. Além disso, Tiago diz que também considera Tatá Werneck uma pessoa inspiradora. "Essa coisa de ser o que ela é sem ter vergonha de ser, dá mais motivação", comentou empolgado. Neste mês, o cantor irá se apresentar em Presidente Prudente, em São Paulo, e em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. "Troco Likes" segue em divulgação e ainda não há previsão para o próximo álbum.

Fonte: IG

Últimas de Diversão