Bia Willcox: 'Amar é dividir os mesmos projetos e querer chegar ao mesmo lugar'

Há cada vez mais pessoas interessadas num amor que caiba em seus projetos de vida, essencialmente profissionais

Por O Dia

Rio - Como sabemos (acho que todos sabemos) nosso-amor-e-uma-cabana é uma ilusão. Devemos saber também que nem todo o tesão que sentimos é literalmente sexual.Dito isto, gostaria de falar de uma definição bem pessoal de amor. Já ruminava tal conceito calada há algum tempo, mas recentemente encontrei um velho amigo que confirmou categoricamente a definição que eu já intuía: Amar é compartilhar os mesmos projetos e querer chegar a um mesmo lugar.

Esquisito? Você discorda? Tem certa razão em discordar! É meio estapafúrdio, radical e até workaholic (como misturar o amor que "acontece" com projetos pessoais?) mas, acredite-me, pra muitos é uma premissa necessária para se completar, ou melhor, para se caber numa vida mais completa.

Você pode admirar, se apaixonar, desejar, se sentir dono ou sem ar, você pode querer morar junto e viver colado no outro, mas a ideia de durar com amor, prazer e motivação vem do conceito de "onde queremos chegar e o que queremos construir juntos".

Esse final de linha que vai mudando de lugar à medida em que envelhecemos, pode ser (e é pra muitos) a construção de um bloco familiar próprio incluindo filhos. Filhos são um grande projeto em parceria e a busca pelo sucesso deste projeto faz com que muitos fiquem juntos e se amando por muito tempo!

Mas há cada vez mais pessoas interessadas num amor que caiba em seus projetos de vida, essencialmente profissionais. Essas pessoas não separam muito vida pessoal de vida profissional (não entro aqui no mérito de se é certo ou não) e querem amores que as entendam, que não as questionem e que "cheguem junto" na busca de seus objetivos.

Elas querem mais que só um amor para sempre: querem um sócio de seus sonhos e metas. Querem quem compartilhe com elas seus tesões fora do sexo. Não é à toa que observo cada vez mais casais num mesmo empreendimento ou projeto. A parceria e o trabalho colaborativo chegaram ao amor.

E se isso traz felicidade, e se a felicidade for eterna enquanto durar, o casamento de almas obstinadas com o sucesso de seus projetos já deu certo!

Últimas de Diversão