Projeto Rolé Carioca acontece no Engenho de Dentro neste domingo

Iniciativa percorre a pé bairros do Rio visitando seus pontos turísticos

Por O Dia

Rio - Com o objetivo de levar ao público histórias sobre cada canto do Rio de Janeiro, o projeto Rolé Carioca realiza passeios por diversos bairros e este ano já caminhou por Santa Teresa, Maracanã e Urca. Agora, a próxima parada é o Engenho de Dentro, no dia 26. O passeio vai começar às 9h da manhã, com ponto de encontro em frente ao estádio Engenhão.

Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007%2C o Engenhão é um dos destinos do passeio do Rolé CariocaDivulgação

Pensando no que o bairro do subúrbio tem de melhor, das construções mais novas às mais antigas, o roteiro planejado para o passeio pelos professores da Estácio (parceira do projeto) Rodrigo Rainha e William Martins vai passar pelo estádio Engenhão, Museu do Trem, Estação do Trem do Engenho de Dentro, Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José, Associação Cristã de Moços (ACM), Hospital Pedro II e Praça Amambaí.

“Esse projeto para mim tem um sentido especial. O conhecimento tem que ser divulgado, levado para alguém. Não adianta nada eu ter mestrado, doutorado, se eu não passar isso adiante. A ideia do projeto é levar uma aula de história para as ruas e mostrar que cada um é dono da cidade”, afirma Rodrigo.

Inaugurado em 2013, o Rolé já percorreu 70 quilômetros em 21 passeios gratuitos, e levou história a um público estimado em 15 mil participantes. Mas, a iniciativa surgiu a partir de outro projeto que colocava instalações nas ruas e fazia um passeio histórico. “Nesse projeto nós fazíamos passeios e eles começaram a fazer mais sucesso do que as próprias instalações. Foi aí que pensei em fazer exclusivamente passeios”, afirma Isabel Seixas, diretora do estúdio M’Baraká e idealizadora e coordenadora do Rolé Carioca.

Sobre a importância do projeto, quem opina é Júnior Perim, secretário municipal de Cultura. “É importante porque ajuda o carioca a resgatar sua memória. E o melhor: revela diferentes territórios e seus valores culturais”, diz.

Em relação às ocupações que acontecem no centro do Rio, local que atualmente possui uma oferta maior de atividades gratuitas em espaços públicos, Isabel Seixas analisa: “Acho que vem uma geração que vê e usa a cidade de outra forma. A juventude de hoje parece não achar que a cidade é só do poder público e está se apropriando dela”.

O Rolé, que ainda vai passar por outros bairros do Rio (confira o box), fez sucesso e agora se tornou nacional. Já visitou Salvador e vai passear por mais quatro cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis e Fortaleza.

Mais passeios

COPACABANA (31/07):
Ponto de encontro: Praça Cardeal Arcoverde. Rua Barata Ribeiro, Copacabana. Às 9h.

DEL CASTILHO (28/08):
Ponto de encontro: saída do metrô Nova América. Passarela da Avenida Automóvel clube, Del Castilho. Às 9h.

CIRCUITO PORTO (25/09)
Ponto de encontro: Praça da Harmonia. Rua Sacadura Cabral, Gamboa. Às 9h.

LARANJEIRAS (30/10):
Ponto de encontro: Praça Largo do Machado. Às 9h.

BAIRRO MAIS VOTADO NO SITE (27/11)

Com reportagem de Guilherme Guagliardi

Últimas de Diversão