Bar Semente ganha DVD e filme

Show de artistas lançados pela casa será exibido no Canal Brasil. Documentário está a caminho

Por O Dia

Rio - Preparando para ainda este ano o documentário ‘Semente da Música Brasileira’, sobre o Bar Semente, na Lapa, a diretora e produtora Patricia Terra juntou o time de músicos que ajudou a consolidar a casa como polo musical do bairro e gravou um DVD no próprio bar com músicas deles. Servindo como trilha sonora do futuro doc, ‘Geração Semente’ ganha exibição (com show dos músicos) na próxima segunda, no Semente, com exibição no Canal Brasil dia 30, às 18h.

Chico Buarque (à esq.) ao violão numa visita surpresa ao Bar Semente Divulgação

“É a nata dos músicos que formaram a casa e criaram uma geração a partir de 1998. A casa serviu como laboratório para todos”, conta ela, que trouxe nomes como Roberta Sá, Teresa Cristina, Yamandú Costa, Nicolás Krassik, Trio Madeira Brasil e Marcos Sacramento.

Já o documentário sobre o bar rendeu mais de 200 horas de material em vídeo. “Pegamos muita coisa de VHS. Muita coisa foi reaproveitada de projetos sobre a música da Lap, que começaram a ser feitos e não andaram”, diz Patricia, que pegou a transformação de vários artistas em estrelas da MPB, como Roberta Sá, Yamandú Costa e Teresa Cristina. “Ela era tão tímida no começo da carreira que cantava de olhos fechados. A casa era muito pequena e só assim ela se sentia à vontade”. A importância da casa pode ser medida por algumas histórias recolhidas por Patricia, como a da banda texana de jazz Snarky Puppy, que passou por lá para uma canja e batizou uma música de ‘Semente’.

As canjas dadas por Chico Buarque no local (em shows de Zé Paulo Becker e Moyséis Marques) estão lá também. “Foi filmado por acaso. Na primeira canja, só recebi uma mensagem de celular do Zé Paulo: ‘O Chico está no semente. Sem alarde!’ Mas no documentário, você vê o mar de celulares fazendo vídeo do Chico”, brinca. 

Últimas de Diversão