Festival Reimagine exibe documentários sobre projetos que mudaram vidas

Público vai poder conferir histórias com uma visão diferente e positiva que transformaram o Rio

Por O Dia

Rio - “As notícias que temos da cidade, do país, são ruins. Geralmente as pessoas colocam o foco na carência. O que nos interessa é a potência. Olhar talentos que não se desperdiçaram com as dificuldades”. A declaração da cineasta Kátia Lund resume a proposta do Festival Reimagine Rio, que estreia hoje com cinco documentários dirigidos pela própria Kátia em parceria com Lili Fialho.

Ygor Coelho e Katia Lund na Chacrinha%2C set de ‘Não Deixe a Peteca Cair’Divulgação

Os filmes retratam projetos que deram certo em comunidades do Rio: Circo Crescer e Viver, na Praça Onze; Jongo da Serrinha, em Madureira; Nós do Morro, no Vidigal; Cinema Nosso, com sede na Lapa; e o projeto esportivo Miratus, da Chacrinha, na Praça Seca. “São histórias inspiradoras de gente que mudou vidas graças à arte e ao esporte”, diz Lili.

Na Chacrinha, o documentário ‘Não Deixe a Peteca Cair’ tem como personagem Ygor Coelho, que vai jogar badminton nos Jogos Olímpicos representando o Brasil. A história começa com Sebastião, que resolveu transformar um terreno lamacento em quadra do esporte badminton para ensinar as crianças da comunidade da Chacrinha, Zona Oeste do Rio. “Ele foi chamado de louco. O esporte era praticamente desconhecido no país. Quase 20 anos depois, o Brasil participa pela primeira vez dessa modalidade na Olimpíada”, vibra Katia.

Já o ‘Nosso Cinema Nosso’ é inspirado no projeto com o mesmo nome, criado por Katia Lund e Luis Lomenha, e fala de Mariana Campos, que, saída da comunidade, realizou o sonho de ser cineasta. “É tudo sobre afeto e o poder de comunidade. As pessoas se juntam e se sentem mais fortes”, esclarece Katia, que afirma que as criações vão na contra-mão do momento.

‘No Risco do Circo no Risco da Vida’ fala sobre o picadeiro do Crescer e Viver, na Praça Onze, que recebe jovens em busca de uma nova forma de ver a vida através do circo. A mesma esperança juvenil de mudança encontramos em ‘Loucos Dizem que Somos’, que conta a história do Campinho Show, espetáculo multidisciplinar baseado no improviso, criado por Guti Fraga.

A programação completa com os horários e locais de exibição você encontra no www.reimaginerio.com.br

Últimas de Diversão