Festival promoverá ações gratuitas de sustentabilidade

LivMundi ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro, na Gávea e no Jardim Botânico, com palestras, oficinas, aulas de yoga e feira de orgânicos

Por O Dia

Rio - Com palestras, oficinas de culinária, aulas de yoga, feira de orgânicos e produtores locais, e atividades para crianças, o Festival LivMundi promoverá ações gratuitas de sustentabilidade nos dias 8 e 9 de outubro. As atividades ocorrerão no Jardim Botânico (Espaço Organismo Vivo), na Praça Santos Dumont (Espaço Terra), no Espaço Nirvana (Espaço Ar) e na Laje (Espaço Fogo). 

“Abordaremos, de forma positiva, um tema de grande preocupação: como nossas escolhas afetam a nossa vida e o futuro das próximas gerações. Nossa proposta é ajudar os cidadãos do Rio a promover uma mudança de hábitos de forma simples e saudável", explicou Luciane Coutinho, sócia da MashUp e idealizadora do projeto.

Festival LivMundi promoverá ações gratuitas de sustentabilidadeGuiga Pirá / Divulgação

Economista e presidente do Jardim Botânico, Sergio Besserman abrirá o ciclo de palestras, no dia 8, às 10h, no Teatro Tom Jobim. Nomes como Daniel Becker, Clarisse Linke e André Carvalhal também estão entre os convidados palestrantes, com a mediação do professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e apresentador do programa Sobre Rochas, Marcelo Motta. 

Na Praça Santos Dumont estarão reunidos produtores locais da feira gastronômica Junta Local e do Circuito de Feiras Orgânicas. Para as crianças, atividade sensorial e oficina de horta caseira oferecida pelo Instituto Moleque Mateiro, no gazebo Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar, patrocinadora do evento.

Confira algumas atrações:

Espaço Organismo Vivo:

Entrada Jardim Botânico

Circuito de Artes e Design PUC-Rio: Exposição de projetos desenvolvidos por alunos do Departamento de Artes e Design da PUC-RIO (dias 8 e 9 de outubro – das 10 às 18h).


Sábado, dia 8:

Debates no Teatro Tom Jobim

- Abertura às 10:00h com palestra de Sergio Besserman.

- Desenvolvimento sustentável: Serão discutidos temas como o que é ser “sustentável” para governos, cidades e pessoas e o como o aquecimento global impacta a nossa rotina de vida. Dia 08 com início às 11h30.
- Roberto Vámos;
- Claudison Rodrigues.

- Inovação e empreendedorismo: Destacar o papel fundamental das inovações, das novas tecnologias e de jovens empreendedores na transição para uma vida mais sustentável. Dia 08 com início às 15h.
- Marcos Cohen;
- Tomás de Lara.

- Economia circular: Discutir como o design pode contribuir na redução de lixo e como uma pessoa ou empresa podem ajudar a reduzir, ou até eliminar, a produção de resíduos. Dia 08 com início às 16h30.
- Bruno Temer;
- Pólita Gonçalves;
- Claudio Bastos.

Espaço Organismo Vivo – Atrações:

Associação de amigos do JB
- Feira de Trocas de brinquedos – Instituto Alana – 9h30 às 11h30.
- Oficina de papelaria artesanal – Schopf Papier – 11h30 às 13h.
- Oficina de Bambu – Vicente Barros – 15h30 às 17h45.

Domingo, dia 9:

Debates no Teatro Tom Jobim:

Infância: Os palestrantes discutirão nesse módulo os benefícios para a infância de uma vida mais próxima à natureza e o que podemos fazer para os nossos filhos adotarem um estilo de vida mais sustentável. Dia 09 com início às 10h.
- Daniel Becker;
- Lais Fleury;
- Eduardo Oliveira.

Alimentação: Este painel irá abordar como a nossa forma de se alimentar se conecta com a nossa identidade e com a economia, com foco no consumo de alimentos saudáveis no ambiente urbano. Dia 09 com início às 11h30.
- Denise Amador;
- Lia Osório;
- Regina Tchelly.

Economia colaborativa e consumo: Este encontro revelará o que é e como um dos maiores fenômenos deste século, a economia colaborativa, desafia a lógica do consumo e da acumulação. Dia 09 com início às 15h.
- Ana Lavaquial;
- André Carvalhal;
- Murilo Farah.

Veja a programação completa em: www.livmundi.com

Últimas de Diversão