Por tabata.uchoa

Rio - Cultura para a família toda. O Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens chega a sua 14ª edição e traz ao Rio artistas da França, Bélgica, Peru, Bósnia, Finlândia, Dinamarca, Canadá e Brasil. A programação, gratuita e paga (R$ 20), inclui espetáculos, rodas de conversa, participação de alunos de universidades, escolas públicas e particulares em debates, oficinas de teatro para artistas profissionais, e outras atividades, até domingo. 

Atores do espetáculo ‘Odisseia’ contam a história clássica por meio de partes do corpoDivulgação

Este ano, os programas vão acontecer nos centros culturais Oi Futuro Flamengo, Oi Futuro Ipanema, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Espaço Tom Jobim.

“O FIL sempre esteve presente em diversos lugares. Mas ele é dinâmico, mutável. Este ano, foi concentrado na Zona Sul. Mas como nossa ideia é sempre expandi-lo, o objetivo agora é levá-lo para Niterói, Brasília e outros estados, como São Paulo, um projeto de festival itinerante”, conta Karen Acioly, diretora do evento e escritora premiada.

Um dos destaques da programação gratuita é a roda de conversa com a companhia Hugo e Ines, que acontece na sexta, das 17h às 19h, no Oi Futuro Flamengo, responsável pelo espetáculo ‘Odisseia’, que faz parte da programação paga. Nele, os atores contam a história clássica transformando partes de seus corpos em personagens, e no bate-papo falam sobre o processo de criação.

Já na programação paga, a dica de Karen é o espetáculo ‘Mergulho’, que acontece no sábado, às 16h, 17h e 18h, e no domingo às 16h e 17h, também no Oi Futuro Flamengo. No enredo, dois personagens, um na terra e outro no mar, buscam se encontrar. A ideia é que crianças de 1 a 6 anos interajam e ajudem a conectar os dois.

O festival, em parceria com universidades, escolas públicas e particulares do Rio, permite que alunos assistam aos espetáculos e participem de debates ao fim de cada apresentação. Já para artistas profissionais, serão oferecidas, por exemplo, oficinas como a da companhia dinamarquesa Asterions Hus, que busca ‘Romeus e Julietas’ para um laboratório de teatro. “Venham, é para a família toda!”, convida Karen. A programação completa está no site www.fil.art.br.

Com reportagem do estagiário Guilherme Guagliardi

Você pode gostar