A história da aviação no Brasil é contada em evento no Campo dos Afonsos

‘Domingo Aéreo’ comemora os 110 anos do 14-Bis, invenção de Santos Dumont, com atrações para toda a família no Campo dos Afonsos

Por O Dia

Rio - Ainda falta um pouquinho para o Dia do Aviador — é só no domingo da próxima semana. O Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, adianta em uma semana a comemoração e, neste domingo, espera 30 mil pessoas para o ‘Domingo Aéreo’.

Poucas semanas após norte-americanos terem ironizado a homenagem a Alberto Santos Dumont, inventor do avião, na abertura da Olimpíada Rio 2016, o Museu aproveita o gancho e inclui mais uma data na comemoração — os 110 anos do 14 Bis, aeroplano inventado por Santos Dumont em 1906. O festival é realizado anualmente no mês de outubro.

‘Domingo Aéreo’ comemora os 110 anos do 14-Bis%2C invenção de Santos Dumont%2C com atrações para toda a família no Campo dos AfonsosDivulgação

Quem pretende assistir ao evento apenas na área externa poderá ter acesso grátis. Para o acesso ao interior do museu, onde há mais atrações, a entrada é de apenas R$ 5. E são várias atividades durante a tarde de domingo, para toda a família. Tem exposições de aeronaves, aeromodelismo, demonstrações operacionais da Força Aérea, oficinas educativas (com jogos e pinturas para as crianças), apresentações culturais, parquinho de diversões e também há uma praça de alimentação. 

Mas o que promete chamar mais a atenção do público são os tradicionais números de paraquedismo e os voos de demonstração acrobática. Vão acontecer demonstrações de salvamento e resgate com helicópteros e giro de motor do P-47 Thunderbolt (avião do primeiro grupo de Aviação de Caça, usado por pilotos brasileiros nos céus da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial).

Toda criança que vê essas manobras aéreas ama — e as acrobacias feitas por fumaceiros no Campo dos Afonsos marcaram as infâncias de muitos cariocas em décadas passadas. O objetivo é que a aviação seja abordada por um viés cultural.

‘Domingo Aéreo’ comemora os 110 anos do 14-Bis%2C invenção de Santos Dumont%2C com atrações para toda a família no Campo dos AfonsosDivulgação

“Trazendo a interação de lazer e cultura, o evento contribuirá para o papel institucional da Força Aérea Brasileira que, dentre outros, foca no despertar de vocações nas atividades aéreas para as futuras gerações”, explica o coronel Denar de Carvalho Soares, chefe da Comunicação Social do Museu Aeroespacial. “Trata-se do maior museu aeroespacial da América do Sul. E estamos realizando neste fim de semana o maior show aéreo da Região Sudeste”, continua.

No museu, estão expostas cerca de cem aeronaves. Quem se dispuser a visitá-lo na data poderá conhecer a evolução da história da aeronáutica no Brasil bem de perto, visitando o interior de vários aviões, conhecendo aeronaves novas e antigas, fazendo atividades culturais (nas oficinas pedagógicas dentro do museu), tirando fotos e até batendo papo com pilotos. E também conhecendo com detalhes a atuação da Força Aérea Brasileira.

‘Domingo Aéreo’ comemora os 110 anos do 14-Bis%2C invenção de Santos Dumont%2C com atrações para toda a família no Campo dos AfonsosDivulgação

“Um dos principais objetivos do evento é despertar a atenção de crianças para profissões do ar, além de ser um show aéreo. Santos Dumont mostrou que voar é possível, e nós vamos mostrar para as crianças que forem lá que a profissão de piloto é possível”, emenda o coronel Carvalho, claro, enfatizando a importância de lembrar o pai da aviação. “Em vários países do mundo, o nome dele não tem esse destaque. E Santos Dumont foi responsável pela maior invenção do século 20, pelo verdadeiro motor da globalização”. 

Últimas de Diversão