‘Ah, Abusado’ será apresentado na Pavuna

Peça é um passeio pela cultura afro que une circo, dança e música

Por O Dia

Rio - Acrobacias, dança e malabarismos com a cara do Brasil. Hoje, às 19h30, e amanhã, às 14h, o Circo Carioca Social Clube, sob a supervisão da Cia Up Leon, com apoio do Polo Carioca de Circo, apresenta o espetáculo ‘Ah, Abusado’, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, com entrada gratuita.

Artistas do Circo Carioca Social Clube que participam do espetáculo Divulgação

Misturando dança com movimentos próprios do circo, o enredo conta a história de um passeio que os espíritos ancestrais da cultura afro-brasileira, chamados egunguns, fazem através do tempo e acabam desembarcando nas festas e manifestações culturais existentes nos guetos e favelas.

“O espetáculo vem de uma pesquisa que desenvolvo há anos sobre a cultura do Brasil. Normalmente, as companhias pegam o modelo circense europeu, oriental ou americano, mas eu busco uma linguagem de circo brasileira. Utilizar música brasileira, mostrar nossa mistura da cultura afro com outras vertentes”, diz Marcelo Renato da Silveira, diretor do espetáculo.

Sobre a apresentação, Marcelo explica como funciona: “É como assistir a um balé acrobático, em que um número costura o outro. Essa costura é feita por meio da dança”.

O grupo que se apresenta no palco surgiu de um trabalho anterior de Marcelo. “Fiz o ‘Gênesis’, com o Afroreggae, e pintou a chance de montar esse. Então, alguns integrantes do Circo Carioca Social Clube participaram do ‘Gênesis’ comigo’”, conta.

Com reportagem do estagiário Guilherme Guagliardi

Últimas de Diversão