Convite do Concurso Miss Bumbum causa polêmica

Para organizador, candidatas em mesa que lembra ‘A Última Ceia’ é só estratégia de promoção. Religiosos e internautas criticam

Por O Dia

Rio - O Concurso Miss Bumbum, famoso por revelar musas nas redes sociais, voltou a criar polêmica. A organização do concurso resolveu nesta semana criar uma propaganda das finalistas da disputa com uso de ambiente que lembra o quadro ‘A última ceia’, de Leonardo Da Vinci. Na imagem, as concorrentes aparecem de biquíni em poses sensuais, em uma mesa que lembra a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos. A imagem do convite para o evento da edição 2016, que será realizado no dia 9 de novembro em São Paulo, gerou muita polêmica e reclamação de internautas.

Não foram poucos os compartilhamentos tratando o convite como machista. No Twitter, um internauta afirmou que os espectadores desse tipo de evento são pessoas desocupadas. “Quem tem interesse nesses concursos de miss bumbum...só desocupado, que não tem nada mais importante para fazer.”

Belas candidatas em poses sensuais em mesa de refeição provocou reações de internautas nas redesReprodução

Procurada, a Arquediocese do Rio não comentou. Mas lideranças de outras religiões se manifestaram contra. Para Ivanir dos Santos, babalaô e interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, o conteúdo do convite é uma afronta aos católicos. “Trata-se de uma propaganda de mau gosto. Podem chamar a atenção do evento de outra forma, que não seja cometendo abusos dessa forma”, opinou.

Gabriel Carvalho, de 26 anos, cristão protestante formado em Teologia, comentou que todo grupo social tem imagens que relacionam com os seus seguidores e que acha que a foto trata com desrespeito à religião. “Todo grupo social tem imagens ou objetos que são identificados como sendo daquele grupo, como a cruz. Esse quadro não é diferente.”

Já a antropóloga e jornalista Rosiane Rodrigues, escritora e pesquisadora de religiões de matrizes africanas, não vê nada demais no comercial. “Eram 12 apóstolos e são oito moças. A inspiração do publicitário pode até ter sido esta, mas não consegui encontrar elementos simbólicos, com cálice, vinho, pão, que remetam a uma cena sagrada. A mesa, em si, no contexto da santa ceia, não remete ao sagrado católico”, justificou.

Em seu perfil no Instagram, o organizador Cacau Oliver postou uma foto do making off. Ele se justificou esclarecendo que a imagem “não é uma ofensa para a Igreja” e que em momento nenhum pensou em desrespeitar os católicos. Apesar de polêmica, a estratégia não é nova. Em 2011, a mesma reprodução foi feita pela organização para promover outra edição do concurso.

Outras edições comentadas

Em 2012, as candidatas apareceram no convite do concurso em trajes de times de futebol, mas todas viradas de costas. No ano seguinte, Andressa Urach estampou sozinha o convite vestida de freira. Ela mostrava suas formas, com crucifixo na mão e tudo. O concurso também parece gostar de Leonardo Da Vinci: dois anos atrás foi a vez de adaptarem a ‘Monalisa’ exibindo o bumbum. Já em 2015, o convite foi uma linha do tempo contendo os anteriores.

Reportagem do estagiário Luís Araújo, com o repórter Francisco Edson Alves

Últimas de Diversão