Psicóloga lança livro que inspira leitores a ter uma vida mais feliz e saudável

Márcia Modesto dá dicas para a recuperação de traumas e sofrimentos psíquicos

Por O Dia

Márcia Modesto%3A 'Espero ajudar as pessoas a encontrarem um caminho para a felicidade'Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Rio - Uma verdadeira fonte de inspiração para que os leitores possam perceber e trabalhar seu potencial de transformação para se ter uma existência mais saudável. Assim pode ser definido o livro “Reflexões e Experiências Entre Quatro Paredes”, da Editora Leader, escrito pela psicóloga, psicanalista e terapeuta familiar Márcia Modesto, do Rio de Janeiro.

A obra será lançada na Capital no próximo dia 14, na Livraria Travessa de Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, 572. Uma das profissionais mais conceituadas da psicanálise brasileira, Márcia conta que escrever a nova obra lhe trouxe o desafio de “ultrapassar as paredes do consultório e ajudar mais pessoas a encontrarem seus caminhos”. Em Barra Mansa, no Sul do estado, terra natal da autora, o lançamento será no dia 26, às 19h, na Livretto Livraria e Café. Na Avenida Joaquim Leite, 577 - Loja 16 A - Centro.  

“Não tenho dúvidas de que precisamos buscar ferramentas para recuperar o equilíbrio essencial para a vida. A cada dia tenho mais a certeza de que todos têm a capacidade de se recuperar dos traumas e sofrimentos”, garante Márcia. A autora ressalta ainda a importância da resiliência e da persistência: “O caminho, muitas vezes, é estimular aquele recurso que, a princípio, não está visível. Somos todos capazes de fazer mudanças, basta querer. Entretanto, existem momentos em que é absolutamente necessário aquela mão estendida, a escuta compreensiva e aquele olhar de acolhimento”, ensina.

O livro tem a contracapa elaborada pela jornalista Leda Nagle, apresentadora do Programa Sem Censura, que enriquece a publicação com palavras motivadoras. “`Reflexões e Experiências Entre Quatro Paredes´” tem como objetivo principal abordar os cinco principais fatores facilitadores para uma vida melhor, percebidos pela autora ao longo da sua experiência profissional.

Estes facilitadores têm como propósito ajudar as pessoas a buscarem recursos essenciais para a superação de suas dores psíquicas. São eles: aceitação, coragem, otimismo, perdão e fé. Além disso, o público também poderá se identificar e aprender com os depoimentos de pacientes, que foram colocados de forma cuidadosa pela autora, onde trazem à tona problemas pessoais e sofrimentos”, escreveu Leda.

Já para Betty Nesanelovicz, formada pelo instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, “Reflexões e Experiências Entre Quatro Paredes” pode ser considerado um manancial de conhecimento, não só educativo, mas também um material atemporal e altamente valioso.

Em seis capítulos, o livro, de 82 páginas, que custará R$ 29,90, aborda sobre a importância da psicoterapia, para que serve e como funciona. As perdas da vida também ganham destaque em “Reflexões e Experiências Entre Quatro Paredes” no segundo capítulo: “Aceitação, essência da superação”. “Coragem, virtude dos fortes?” é o tema do terceiro capítulo da obra, que explica os benefícios do autorrespeito, autonomia, flexibilidade, senso de humor e empatia.

Nos demais capítulos, o acervo de Márcia Modesto trata do otimismo como o caminho para a paz interior, do perdão como a chave para a liberdade e principalmente da fé, que é o combustível para a vida, segundo a autora.

SOBRE A AUTORA

Márcia Modesto, psicóloga, psicanalista, terapeuta de casais e famílias, presta atendimento em consultório há 37 anos a famílias, casais, idosos, adultos e crianças. Orientadora profissional e vocacional, é também coordenadora de grupos de desenvolvimento pessoal e orientação emocional.

Palestrante no segmento comportamental e relacional, faz participações frequentes em programas de televisão, além de consultora por vários anos da Revista Pais e Filhos, de jornais e revistas, sempre apresentando trabalhos em congressos de Terapia Familiar Sistêmica. Maiores detalhes do livro, da autora e da editora, podem ser obtidos no site www.editoraleader.com.br, que disponibilizará a versão digital.


Últimas de Diversão