Plebe Rude abre show dos Guns N’ Roses no Engenhão

Em 2014, banda abriu o show do Guns N’ Roses no ginásio Nilson Nelson, em Brasília

Por O Dia

Rio - Em 2014, a Plebe Rude abriu o show do Guns N’ Roses no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Deixou a organização do grupo americano impressionada e retorna como apresentação de abertura da nova turnê da banda no Brasil (menos em Porto Alegre, onde o Scalene ocupou a função). O show traz o retorno de Slash (guitarra) e Duff McKagan (baixo) à formação, ao lado do vocalista Axl Rose. Hoje a tour chega ao Engenhão.

Os brasilienses da Plebe Rude Divulgação

Influenciados pelo punk e pelo pós-punk, Philippe Seabra (voz, guitarra), André X (baixo) e Clemente (guitarra, também Inocentes) fazem um som bem diferente do hard rock do Guns. O vocalista da banda brasiliense enxerga algumas semelhanças. “O Guns toca ‘New Rose’ ( da banda punk The Damned) no show, com o Duff no vocal. Acho que nossa pegada agradou bastante o Duff, que curte punk. Tem um espírito punk lá”, conta. “E ‘Appetite For Destruction’ (estreia do Guns, de 1987) e ‘O Concreto Já Rachou’ (primeiro da Plebe, que fez 30 anos em 2016) são discos da mesma época, que tiveram impactos em seus países”. Para 2017, a Plebe prepara tem um DVD acústico. “Um acústico ‘macho’, lembrando o The Alarm”, brinca, citando a banda galesa dos anos 1980. O grupo vai começar a testar o repertório — que deve trazer lados B como ‘Outro Lugar’ e ‘Sem Deus, Sem Lei’.

“Tem muita coisa legal acontecendo com a Plebe: turnê, indicação ao Grammy Latino, ‘Domingão do Faustão’, ‘Altas Horas’... Acho que é até uma lição: somos uma banda que vendeu meio milhão de cópias do primeiro disco sem nunca ter nem feito uma canção de amor”, conta Philippe. “Respeito se conquista, não está à venda, né?”

GUNS EM SÃO PAULO

Hoje, os portões do Engenhão abrem-se para os fãs do Guns às 16h e o grupo sobe no palco (teoricamente, houve atraso de meia hora em São Paulo) às 20h30. As ruas em volta do estádio serão bloqueadas às 14h. Recomenda-se ir de transporte público. Há esquema da SuperVia, com trens de 20 em 20 minutos de 15h30 às 21h20, nos ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri. Após o show, os trens partirão da estação Olímpica de Engenho de Dentro. No repertório, a banda mescla hits como ‘Mr. Brownstone’ , ‘Patience’, ‘Welcome To The Jungle’, ‘Sweet Child O’Mine’ e ‘November Rain’ com músicas (poucas) de ‘Chinese Democracy’, o mais recente do grupo (2008), só com Axl da formação original.

Últimas de Diversão