Zeca Pagodinho faz show na Quinta da Boa Vista com outras atrações

Com pouca festa relacionada à Proclamação da República, feriado tem opções de diversão

Por gabriela.mattos

Zeca Pagodinho e Hamilton de Holanda comandam a festa na Quinta da Boa Vista%2C a partir das 17hDivulgação

Rio - O feriado de hoje praticamente não tem comemoração. O Dia da Proclamação da República é a data que marca o fim da Monarquia e o início da República no Brasil, mas o fato nem é lembrado. O marechal Deodoro da Fonseca, no campo de Santana, no Centro, instalou a estrutura política, que permanece nos dias de hoje. Mas de lá para cá, o dia não é tão celebrado. Com previsão de chuva o dia todo, cariocas e turistas podem optar por se divertir em shows e atividades em locais cobertos.

A mestre em História pela Uerj Gabriela Costa, explica que o dia não teve mobilização do povo e que talvez esse seja um dos motivos. “O 15 de novembro permanece como um dia cívico, que faz referência a uma proclamação planejada por um grupo de privilegiados rural junto a segmentos insatisfeitos com a monarquia. Não se trata de um processo que permita enaltecer uma mobilização popular”.

O Museu da República, que foi sede do poder executivo brasileiro até 1960, terá um Concerto da República Orquestra Filarmônica, no pátio externo. Será das 10h às 11h30. Veja opções ao lado.

Agende-se

Quinta da Boa Vista

Hamilton de Holanda, Roberta Sá e Zeca Pagodinho fazem show, na Quinta da Boa Vista. Também se apresenta a Magnífica Orquestra do Baile do Almeidinha. Às 17h.

Concerto

O Concerto da República Orquestra Filarmônica será atração no Museu da República das 10h às 11h30, para comemorar aniversário da Casa.

Barra Shopping e New York City Center

Show da cantora Fernanda Sant’Anna, com a apresentação MPB no Mall, a partir das 19h, no lounge do New York City Center. Grátis. As lojas funcionarão das 15h às 21h. Alimentação, lazer e drogarias abrem das 10h às 23h. Av. das Américas, 4.666. Barra.

Caxias Shopping

Lojas abrem das 13h às 21h. Praça de alimentação do Grande Rio e Caxias Shopping funcionam do meio-dia às 22h. Nova América, das 11h às 22h. 

Norte Shopping

Das 10h às 21h. Já a praça de alimentação e lazer das 10h às 23h. 

Shopping Tijuca

Das 13h às 21h. Já a praça de alimentação do meio-dia às 22h.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia