‘Passageiro do Futuro’ leva a peça ‘Tribobó City’ à Biblioteca Parque

Peça será encenada, às 15h, na Biblioteca Parque (Av. Presidente Vargas 1.261, Centro), com entrada grátis

Por O Dia

Rio - Jovens e a profissionalização por meio da arte. Esta é a proposta do projeto ‘Passageiro do Futuro’, em sua 19ª edição, capacitando jovens de comunidades no Rio, nas áreas técnicas de teatro. Em 15 anos, foram mais de 1.400 alunos, em 43 comunidades. Este ano, a iniciativa apresenta a montagem do espetáculo ‘Tribobó City’, de Maria Clara Machado, em diversos espaços da cidade até sexta-feira. Hoje, a peça será encenada, às 15h, na Biblioteca Parque (Av. Presidente Vargas 1.261, Centro), com entrada grátis. 

Espetáculo ‘Tribobó City’ é encenado por jovens capacitados pelo projetoDivulgação

“O projeto beneficia toda a comunidade onde está instalado. Temos uma estreita relação com as famílias e o apoio das escolas. Acompanhamos o rendimento escolar dos alunos, fazemos atendimento social individual e encontros com pais e responsáveis”, esclarece a atriz e produtora Juliana Teixeira, idealizadora da iniciativa.

Ela conta que jovens entre 14 e 21 anos aprendem atividades técnicas como sonorização, iluminação, caracterização, figurino e cenário. Além de interpretação, corpo e voz. “Depois de passar por aqui, muitos seguem atuando no mercado de artes cênicas, entretenimento, na moda ou ingressam em cursos superiores da área. A meta é absorver 20% dos alunos”, diz Juliana.

Lidiane Trindade, técnica de figurino, 17 anos, moradora do Caju, foi levada pelo irmão, que sabia do interesse dela na área. “Durante o curso, assisti a espetáculos, conversei com atores e pude conhecer um grande teatro pela primeira vez. O ofício me ajudou a ter mais responsabilidade e compromisso. Quero continuar no projeto”, diz.

Últimas de Diversão