Por tabata.uchoa
Rio - Vem aí um novo prêmio de dança. O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, antecipou a novidade e falou à coluna sobre a nova edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro, que será realizado no dia 24 de janeiro, no Copacabana Palace.
Antes de falar dos prêmios, conte um pouco da história da Fundação Cesgranrio. A fundação foi criada em 1971, no dia de Nossa Senhora Aparecida, que sempre nos cobre com seu manto protetor.
O casal Beth e Carlos Alberto SerpaReprodução Internet

A Cesgranrio foi criada para suavizar o acesso ao ensino superior que, à época, era massacrante. Métodos modernos como a Teoria de Resposta ao Item foram implementados no Brasil pela Cesgranrio, o que permitiu avaliações de qualidade como Enem, Enade, ANA e Prova Brasil, todas executadas pela Cesgranrio desde o início.

Publicidade
Era necessário desenvolver outras qualidades, além da aquisição de conhecimento. E daí se torna claro que estas só se desenvolvem sobre adequado ambiente cultural.
Passaram por nós mais de 100 mil de jovens nesses 45 anos. E foi se consolidando a necessidade de promover e propiciar a cultura para eles, especialmente os de baixa renda, nas escolas públicas. Então, desde 1990, estamos investindo nas mais diversas formas de cultura.
Como vê o futuro da educação no Brasil?
É um desafio permanente! Tem que ser bem sucedida. Tenho grandes esperanças na reforma do Ensino Médio. Mas há que se cuidar de firmar bem os profissionais e remunerá-los dignamente.
Publicidade
Conte grandes surpresas e alegrias em sua vida.
Uma alegria foi me tornar provedor da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, onde ingressei com 6 meses de idade, há 74 anos. Uma grande supresa: ser agraciado com dois prêmios de cultura, a medalha João Ribeiro, o maior prêmio de cultura da Academia Brasileira de Letras; e a medalha de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo presidente Michel Temer.
Fale um pouco sobre o que representa Beth, sua esposa.
Ela é o amor da minha vida! Parceira e cúmplice em tudo que eu faço. Criativa, inteligente, culta, autêntica e simples! A mulher perfeita!
Publicidade
Como surgiu o Prêmio Cesgranrio de Teatro?
Surgiu naturalmente da importância de priorizar e premiar o teatro, a forma mais completa da cultura. Desejamos fazer de forma a ressaltar o trabalho dessa calorosa e fantástica classe teatral. E já estamos indo para o 4º ano de premiação, que será realizado no dia 24 de janeiro, no Copacanaba Palace. Nesta edição, vamos homenagear a atriz Nicette Bruno. A apresentação será feita por Eriberto Leão e Irene Ravache, o que por si só já garante o sucesso do evento.
Um sonho para 2017?
Criaremos em março o Prêmio de Dança Cesgranrio, com três categorias — clássica, contemporânea e ‘street dance’. Ele será composto por um jurí coordenado pela bailarina Ana Botafogo. Também planejamos reinaugurar os dois salões de show do antigo Le Buffet, que hoje integram o Centro Cultural Cesgranrio. As reformas começarão em março, e devem terminar no final do ano.