'Nunca usei drogas', diz Daniel Rocha

Ator interpreta viciado em crack na novela 'A Lei do Amor'

Por O Dia

Rio - Roupas puídas, olhos vermelhos, dentes estragados, pele suja, sem esperança e muito menos autocontrole. Esse era o que Daniel Rocha se propôs — e entregou — nas dramáticas cenas de Gustavo, o viciado em crack, em recuperação, da novela ‘A Lei do Amor’, da Globo. “Usaram uma tinta preta que está no meu pé até hoje. E não sai. E olha que eu tento”, entrega o ator, aos risos.

Nunca usou drogas
Na trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, Gustavo é uma verdadeira bomba-relógio. Apesar de agora se tratar, ele pode ter uma recaída a qualquer momento. “Ele precisa de cuidados profissionais, e também do apoio de quem o ama. É o corpo lutando contra a mente e vice-versa. Deve ser muito pesado para uma pessoa suportar isso”, supõe. Você já usou drogas? “Nunca usei”, afirma.

Legalização da maconha
“Apesar de ser um tema complicado, sou a favor da legalização do uso da maconha. Acredito que isso poderia gerar empregos, o tráfico perderia a exclusividade na venda, poderiam fazer o uso terapêutico e por aí vai. Muitos países legalizaram e tiveram avanços”, defende. “Mas sou contra a legalização de drogas como crack e cocaína, que são mais destrutivas”, acrescenta.

Perdeu peso
Profissionais de caracterização de ‘Verdades Secretas’ foram recrutados para auxiliar na caracterização da fase mais difícil do personagem, que agora luta para se recuperar em uma clínica de reabilitação. “Todo o trabalho de caracterização foi ótimo. Levava em torno de uma hora e meia e era para simbolizar os 13 dias que ele passou na ‘cracolândia’, sem apetite, sem água. É um universo desolador”, conta o ator que perdeu quatro quilos em uma semana para essa etapa.

Daniel Rocha interpreta um viciado em crack em 'A Lei do Amor'%2C revela que é a favor da legalização da maconha e que emagreceu quatro quilos para novelaDivulgação

“Um personagem assim é instigante. Gosto de ir atrás, mergulhar nas razões dele chegar a esse ponto, estudar muito. A ideia que tenho dele fisicamente era bem magro. Quando pego um personagem como esse, gosto de ir atras, estudar, com verdade, e a verdade era ele magro. Queria mesmo era perder 10 quilos. Mas precisava de mais tempo”, completa ele, que pesa 71kg e fez muitos exercícios aeróbicos para alcançar o atual peso.

Gustavo era outro
Os telespectadores mais atentos devem perceber que o misterioso Gustavo do começo da novela de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari não é o mesmo de agora. Tudo porque Renato Góes era quem interpretava o personagem, mas deixou a novela para se dedicar à ‘Os Dias Eram Assim’, supersérie das 23h, que estreia em abril na Globo.

Férias interrompidas
Há três meses, Daniel Rocha estava mergulhando em Bonaire — paradisíaca ilha de águas cristalinas com pouco mais de 19 mil habitantes na região conhecida como Caribe Holandês — quando tinham oito ligações não atendidas em seu celular. Era uma produtora da Globo. Quando retornou a ligação, descobriu que ele ocuparia a vaga deixada pelo colega Renato Góes. Eles nem chegaram a se encontrar.

“Era uma quinta-feira. Os voos só saiam duas vezes na semana. Cheguei na segunda e já fui gravar. Nunca tinha assistido a novela. Nenhum capítulo”, recorda-se.

Personagem mais díficil
Apesar do choque em praticamente cair de paraquedas no set de gravação (“Foi um susto absurdo”), Daniel conta que todos o acolheram muito bem. “Entenderam e foram cuidadosos e pacientes. A Claudia Raia (Salete) me ajudou muito. Ela foi atenciosa, carinhosa. Há tempos ninguém me recebia tão bem. Ela acreditou e me fez acreditar. Eu estava inseguro”, confessa Rocha, que faz par romântico com atriz.

Para Daniel, apesar da surpresa, o papel veio no momento certo e ele representa um crescimento profissional. “É o personagem mais difícil da minha carreira”, defende.

Namorada mais velha
Aliás, ‘A Lei do Amor’ é a segunda novela consecutiva em que ele vive um caso com uma mulher mais velha. Antes foi em ‘Totalmente Demais’, em que teve um romance com a personagem de Vivianne Pasmanter. Na vida real, tem preferência por mulheres mais velhas? “Namoro uma (risos). A Laíse Leal, ela tem 30 anos, estamos juntos há dois anos e meio e ela é dermatologista”, entrega ele, que tem 26 anos.

Atleta de Kickboxing
Antes da carreira de ator, Daniel foi lutador de kickboxing e chegou a competir. Natural de São Paulo, ele ganhou campeonato sulamericano, brasileiro e paulista. “A última luta foi aos 17 anos. Tive um total de 26 disputas e venci 25. A atuação veio em um momento certo. Chegou uma hora que me machucava muito, quebrei o mesmo pé duas vezes”, lembra.

Desfecho ideal
A pouco mais de um mês para o fim da novela ‘A Lei do Amor’, Daniel Rocha vislumbra dois possíveis desfechos para a trama de Gustavo. “O primeiro é ele com a Salete, o amor o muda e ele está melhor. Seria um final muito bom. Mas também gosto de outra possibilidade, já que ele foi muito imprudente e se envolveu em crimes e foi cúmplice em assassinatos, pois dirigia a moto para um assassino. O ideal seria ele ficar com a Salete, cumprir a pena dele, e voltar para ela. Tenho certeza de que o amor deles supera tudo”, torce.

Últimas de Diversão