Sala Baden Powell volta com Donato no comando

Compositor faz residência artística na casa, com time de curadores, e sobe ao palco hoje com o filho e vários amigos

Por O Dia

Rio - A lenda da música brasileira João Donato segue em parcerias com grandes artistas do cenário brasileiro. Precursor da bossa nova e constante renovador da música brasileira, aos 82 anos, ele é residente artístico no projeto ‘Toda Essa Bossa’ que reinaugura hoje a nova Sala Baden Powell, em Copacabana. No show, ele sobe ao palco com músicos como Robertinho Silva (bateria) e Luiz Alves (baixo) e convida Ruiz, BNegão, Moacyr Luz e seu filho, Donatinho.

O cacique João Donato em seu estúdio Agência O Dia

O evento começa às 18h, mas com um esquenta bem no espírito do verão: bike food servindo biscoito e mate gelado, e a festa ‘Brazzil’, com os DJs Zédoroque e Zeh Pretim tocando música brasileira. Ás 21 horas, Donato sobe no palco e apresenta seu repertório autoral clássico. No setlist da noite, também entram algumas músicas do próximo CD de Donato, ‘Sintetizamor’, que segundo o filho Donatinho, “tem uma pegada mais moderna e popular”. Uma novidade para os fãs é que, no próximo álbum, João Donato aparece cantando — há 15 anos ele não lançava um disco como cantor.

“O show vai ser mais que uma alegria, vai ser uma forma de homenagear os que já foram. Então vamos tocar piano, cantar, convidar os amigos, porque é pela música que atingimos o paraíso dos anjos e do Criador. Eles comunicam a moda deles lá de cima e a gente vai vivendo isso aqui em baixo...” , reflete Donato, também alegrando-se com a o fato de poder subir no palco com o filho.

Moacyr Luz é um dos curadores de música do projeto, ao lado de Amanda Bravo e BNegão (há outros nomes, para audiovisual, artes cênicas e outras formas de arte). E admira muito Donato. “Ele é meu ídolo! Queremos fazer a população redescobrir e ocupar o espaço da cultura. Aproximar do povo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, porque cultura nunca é demais”, afirma Moacyr.

O cacique João Donato em seu estúdio Agência O Dia

Durante as noites de quarta, quem for prestigiar o evento, vai se deparar com grandes surpresas e parcerias inéditas entre os artistas presentes. Cada um com seu estilo, suas letras, invocando a beleza da arte brasileira. E Donato diz que vai ter de tudo. “Vai ter bossa nova, sertanejo, jazz... Vai ter de tudo e de todos”, diz Donato, rindo.

*Reportagem da estagiária Manuella Yasmin

Últimas de Diversão