Flávio Ricco: Sonorização das novelas é a melhor do mundo

O tratamento do som na teledramaturgia do Brasil, embora muitas vezes imperceptível para aqueles que assistem, é reconhecido como um dos mais avançados do mundo

Por O Dia

Rio - O cinema no Brasil, desde muito tempo, tem na captação e edição do som um dos grandes problemas, comparado ao que chega de fora. Por maiores que fossem o desejo ou qualidade dos nossos operadores, a baixa qualidade dos equipamentos, inclusive nas salas de exibição, como fator determinante e impeditivo, sempre jogou contra e tornando quase que interminável a briga com o ambiente.

Verdade é que, tanto em uma ponta como na outra, progressos importantes foram observados nos últimos anos, fazendo com que diminuíssem bem o volume das tantas reclamações. Um panorama completamente contraditório ao das novelas, que têm na sonorização, e não é de hoje, um acabamento dos mais refinados e elogiados, praticado por verdadeiros craques. O tratamento do som na teledramaturgia do Brasil, embora muitas vezes imperceptível para aqueles que assistem, é reconhecido como um dos mais avançados do mundo.

Vale muito prestar mais e melhor atenção nisso. 

JORNALISMO

Em São Paulo, sede da cabeça de rede, há o reconhecimento que em Porto Alegre a Record tem uma das bases mais fortes do seu jornalismo.

É dos mais elogiados o desempenho de Rodrigo Falcão à frente do departamento. 

SUSPENSE

Entre os autores de novelas contratados da Record, cresceu demais a expectativa de quem será escolhido para escrever a substituta de ‘Belaventura’.

O eleito terá a garantia de trabalho e de contrato para os próximos tempos. Ao contrário dos preteridos. 

UMA COISA É UMA COISA...

Depois do ‘Dançando com as Estrelas’, o ‘Dança dos Famosos’ do programa dela, Xuxa poderá comandar outros formatos, de outras produtoras de conteúdo, na Record.

Muitas delas inclusive já entraram em contato disponibilizando material. 

... OUTRA COISA É OUTRA COISA

Tudo, em se tratando de novos projetos no programa da Xuxa, terá que depender da análise e aprovação do orçamento.

A Record deixa claro que não irá cometer loucuras. Não havendo o sinal verde para a compra de novos formatos, voltará o ‘Xuxa Meneghel’ nos moldes do ano passado. Mas isso só em último caso. 

DOCUMENTÁRIO

Discovery exibe dia 5 de março, um domingo, às 23h10, o documentário ‘Chimpanzés Guerreiros de Uganda’, ‘Rise of the Warrior Apes’. Com duas horas de duração, o programa conta a história do maior grupo de chimpanzés já descoberto, que vive em Uganda, na África.

CINEMA 

‘O Crime da Gávea’, primeiro filme de Marcílio Moraes, estreia dia 9 de março nos cinemas brasileiros, com direção de André Warwar. No elenco, Simone Spoladore, Celso Taddei, Ricardo Duque, Robeto Birindelli, Aline Fanju e Tessy Calado.


Últimas de Diversão