Novos autores e textos em evento teatral no Instituto Kreatori

‘Ciclo Leituras Vivas’ tem curadoriado dramaturgo e jornalista Guilherme Scarpa, que quer unir artistas do Rio

Por O Dia

Rio - Um novo espaço para testar experimentos cênicos. Esse é o principal objetivo do ‘Ciclo Leituras Vivas’, que inaugura na próxima quinta-feira, no Instituto Kreatori, às 20h30, em Laranjeiras. Idealizado e criado pelo jornalista e dramaturgo Guilherme Scarpa, o ‘Ciclo’ será um espaço aberto para o teatro. “É um lugar de discussão, de resistência, de encontros, para ouvirmos textos inéditos e clássicos, reunindo sempre artistas das mais variadas tribos”, diz Scarpa. “Espero que de lá saiam montagens, trabalhos, que a gente faça um bom networking. A classe precisa estar cada vez mais unida para conseguirmos levar bons projetos adiante, sem ficar na mão de leis de incentivo”.

Luiza Scarpa (à esq.)%2C Maria Eduarda de Carvalho e Tatsu Carvalho%3A encontro de atores e roteiristas no cicloDivulgação

O centro cultural, dirigido por Fabiano Cafure, abrirá suas portas, quinzenalmente, às quintas-feiras, para esses encontros, que resultarão em performances e leituras dramatizadas, reunindo teatro, dança e música. Na noite de estreia, a atriz Maria Eduarda de Carvalho vai apresentar seu texto ‘Um Beijo No Nariz’, acompanhada dos atores Tatsu Carvalho e Luiza Scarpa, sob a direção de Henrique Tavares. A história gira em torno de uma escritora em crise com o livro que está produzindo, que no meio do processo, recebe a visita de um de seus personagens. E isso muda completamente sua percepção sobre as relações afetivas.

“Esse é meu segundo texto. Nele, a protagonista Luciana tenta elaborar sua separação, escrevendo um romance. Sua investida parece estar dando certo, até que, indignado com o rumo da trama e também com a forma estereotipada e machista como vem sendo retratado, Chico, seu personagem, sai da história em busca de esclarecimentos. Um personagem à procura de um final feliz”, conta a atriz.

Na inauguração, Betina Kopp será a poeta-hostess da noite, com um cardápio poético que inclui versos de Mário Quintana, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Os eventos acontecerão na varanda do Kreatori e não será cobrada uma taxa de entrada fixa da plateia, mas uma contribuição consciente, para que seja feita a manutenção desses encontros e do próprio instituto. 

Serviço

Ciclo Leituras Vivas. - Instituto Kreatori, Rua Alice 209, Laranjeiras (3734-4326).

Últimas de Diversão