Flávio Ricco: novela da Globo comete erros geográficos

Em ‘A Força do Querer’, parte do público vem encontrando dificuldades de aceitar, por exemplo, a personagem da Isis Valverde, Ritinha, repetir expressões como 'ôxenti', 'ôxi'

Por O Dia

Rio - É natural que, pela força que as novelas têm, exista uma cobrança sempre maior na perfeição, correção e qualidade. Algo que tem levado os autores da teledramaturgia a se valerem, cada vez menos, do uso da “licença dramática”, que os permite em algumas ocasiões deixar a coerência e mesmo a verdade histórica um pouco de lado, para se aproximar cada vez mais dos acontecimentos que, em geral, marcam o nosso cotidiano. Em ‘A Força do Querer’, novela ambientada em uma localidade qualquer do Norte do país, entre o Pará e regiões da Amazônia, parte do público vem encontrando dificuldades de aceitar, por exemplo, a personagem da Isis Valverde, Ritinha, repetir expressões como “ôxenti”, “ôxi”, além de outras típicas do Nordeste, nada usuais em Belém, Santarém ou lugares vizinhos dali. Também não pode ser considerado incorreto miscigenar termos na segunda pessoa do singular, como “tu vais, tu vens e tu me dissestes”, mas há um “erro geográfico”, por não ser usual, colocar tais palavras na boca de quem é natural do Norte ou Nordeste. Assim como soa estranho Luci Pereira repetir “visse”, a todo o momento. Uma expressão muito mais fácil de ouvir perto do Busto de Gentil Cardoso, em Cratéus, no Ceará, do que no Ver-o-Peso, de Belém. Nada que altere o resultado ou rumo dramático do trabalho, mas que também não custa nada ser acertado.  

VOLTANDO

Longe das novelas desde ‘Flor do Caribe’, de 2013, Bete Mendes fechou uma participação em ‘Tempo de Amar’, a próxima das 18h, na Globo, escrita por Alcides Nogueira. Vai fazer uma freira. Papel que ela já conhece de outros trabalhos. 

CERIMÔNIA FECHADA

Além dos familiares e amigos mais próximos de um e de outro, ninguém mais foi convidado para o casamento de Patrícia Abravanel e Fábio Faria, neste sábado, na casa do Silvio Santos.

A revista ‘Caras’ terá exclusividade para publicar o material de um fotógrafo contratado. A presença da imprensa não será permitida. 

CONVERSA A SÓS

Na quinta-feira passada, Rachel Sheherazade não apareceu para apresentar o ‘SBT Brasil’ e teve que ser substituída por Carol Aguaidas. Numa conversa com o diretor de jornalismo, José Occhiuso, Rachel informou que teve um sério problema particular de última hora. Caso contornado.

SEGREDO EM CIMA

Na Record, nada ainda é falado sobre o próximo trabalho da Xuxa.
Como comunicação oficial, já existe um formato escolhido, mas com a mesma segurança se pode afirmar que nenhuma outra providência foi tomada até agora para viabilizar sua exibição este ano. 

NA ATIVA

Silvio de Abreu está retornando das férias e reassumindo o comando da teledramaturgia da Globo. Aliás, neste domingo, ao contrário do passado, quando entrou de Nova York, ele agora já estará ao lado da Claudia Raia e Miguel Falabella, compondo o júri do ‘Show dos Famosos’. 

TROPEÇO

Uma mais — até por causa da briga com as operadoras — , outras menos, abril está sendo um mês especialmente difícil para as emissoras. Já foram dois e agora será mais um final de semana prolongado pela frente. O número de ligados sempre cai muito em períodos do tipo. 

CAOS

'A Ordem do Caos... Ou', curta-metragem em que Maria Casadevall trabalhou como produtora e atriz, será apresentado no Festival de Cannes.
O evento vai acontecer entre os próximos dias 17 e 28. Se a agenda permitir, ela certamente estará lá.

Últimas de Diversão