‘Rita Formiga’ faz homenagem aos 80 anos de Domingos Oliveira

Peça está em cartaz até 30 de julho no Teatro Poeirinha, em Botafogo

Por O Dia

Rio - Em cartaz até 30 de julho no Teatro Poeirinha, em Botafogo, a comédia ‘Rita Formiga’, de Domingos Oliveira, traz a atriz Priscila Steinman no papel que já foi de Zezé Polessa e Guta Stresser: a Rita. A peça é baseada em depoimentos de uma jovem atriz, vizinha de Domingos nos anos 1960, a atriz Maria Gladys.

Priscila Steinman e o dramaturgo Domingos Oliveira%2C autor da comédiaDivulgação

“Quando li o texto, me identifiquei, me emocionei e ri. Acho que Rita, assim como eu, é uma mulher otimista, autêntica e que se joga na vida. A peça fala sobre a montanha-russa que é a busca pela felicidade e os caminhos que desbravamos para preencher nossa vida com o que nos motiva”, conta Priscila.

A montagem homenageia os 80 anos do dramaturgo carioca e conta a história da amiga que ocupava diariamente o telefone da casa dele, entre 16h e 18h, justamente o horário em que ele escrevia. As histórias inusitadas que a atriz contava, especialmente quando se apaixonou, chamaram a atenção de Domingos, a ponto de ele gravá-las e transformá-las nesta peça. O diretor Fernando Philbert decidiu remontar a comédia e colocou em cena o próprio Domingos, através de imagens e falas em off.

“A peça fala de uma mulher independente, que deseja aproveitar sua vida com amigos e amores, trabalhar e ser feliz. É um espetáculo necessário porque todos buscamos a felicidade!”, conclui o diretor.

ATO DE RESISTÊNCIA

Priscila, que é atriz e roteirista, também produziu o espetáculo. “Estou correndo atrás para que tudo seja realizado da melhor maneira possível. Mergulhei de corpo e alma. Trabalho de segunda a segunda para a peça. Chamei duas produtoras maravilhosas para embarcarem comigo nessa. O Fernando trouxe a excelente equipe dele. Unimos as forças e todos os envolvidos estão muito felizes com o resultado. Levantamos a peça sem nenhum tipo de patrocínio. Fazer teatro no Brasil é um ato de resistência”. 

Últimas de Diversão