Maria Esmeralda Forte esbanja vitalidade na montagem de ‘Programa Pentesiléia’

'Sempre fui uma atriz de teatro e fazer essa personagem tem sido um desafio em vários sentidos: físico, mental, emocional. Mas sempre gostei de desafios', diz a atriz

Por O Dia

Rio - Aos 80 anos, a atriz Maria Esmeralda Forte protagoniza a primeira montagem no Brasil de ‘Programa Pentesiléia — Treinamento para Batalha Final’. O texto da dramaturga italiana Lina Prosa, em cartaz no Sesc Copacabana, até 25 de junho, traz Maria Esmeralda na pele de Pentesiléia, rainha das Amazonas, heroína trágica da Antiguidade Clássica.

A atriz Maria Esmeralda Forte%2C de 80 anos%2C em cena no Sesc Copacabana Divulgação

“Sempre fui uma atriz de teatro e fazer essa personagem tem sido um desafio em vários sentidos: físico, mental, emocional. Mas sempre gostei de desafios”, diz a atriz.

Completando 60 anos de carreira, Maria vive a forte personagem mitológica que, mesmo enclausurada, prepara-se para uma batalha com Aquiles, o herói grego interpretado por Antonio Salvador.

Em dois atos, ela pinta e borda subindo e descendo de uma maca de ferro dos anos 1950, único elemento cenográfico da montagem, e transforma-se de uma velha interna de hospício, às voltas com as próprias lembranças, numa deslumbrante soberana.
Maria Esmeralda atribui a disposição e vitalidade ao amor pelo ofício e à atividade de formação de atores, já que também dá aulas há 40 anos.

“O contato com alunos ajuda a pessoa a se renovar. E acho que estou aberta para isso. Me pedem e digo que não consigo fazer um balanço da minha trajetória profissional até hoje, já que ainda não estou fechando o caixa”, diverte-se. “Costumo dizer que não fui apresentada aos meus 80 anos até o momento”, completa Maria Esmeralda, que participou do histórico grupo Teatro dos Sete, ao lado de nomes como Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro e Sérgio Britto. 

Últimas de Diversão