Por luana.benedito

Rio - Em busca da cara-metade, solteiros agora terão a chance de encontrar a outra metade da laranja no ‘À Primeira Vista’, programa que estreia amanhã, às 22h30, na Band, sob o comando de Luigi Baricelli. Na atração, o telespectador acompanhará pessoas que nunca se viram antes em um encontro no restaurante.

Luigi Baricelli com a mulher, Andreia, e o filho VittorioDivulgação

“Montamos um restaurante de verdade. As câmeras ficam escondidas, e os casais ficam mais à vontade. Eu acompanho de longe e não fico tanto no cenário. Saio um pouco de cena e volto. Eu aprendi esse movimento e era importante. No começo, ficava em cena e via que as pessoas me olhavam. Aí, quando saía, elas relaxavam”, explica Baricelli, que é casado há 25 anos com Andreia e pai de Rubia, 27, Vittorio, 19, e Vicenzo, 15.

“Se eu fosse solteiro, acho que viria para um encontro (no programa). Lembro do primeiro encontro com a Andreia, foi em um restaurante. Temos amigos em comum. A gente se encontrou, bateu algo, conversamos, nos encontramos em uma festa. Depois do restaurante, fui para o reservado”, completa o apresentador, de 45 anos.

PEGAÇÃO NO BANHEIRO

Na atração da Band, mais de cinco mil pessoas de diferentes perfis se inscreveram para participar dos 13 episódios — serão até oito casais por programa. Tem homem de 81 anos, gays, parceiros em relacionamento aberto que buscam um terceiro para complementar, quem leva a mãe para ficar “de vela”. E ainda teve duplas que foram se beijar no banheiro do programa — evidentemente, tudo filmado.

Luigi com o barman e as garçonetes Divulgação

“Foi criado um espaço para se encontrarem. O que mais as pessoas reclamam é a falta de companheirismo, que gera a falta de comunicação, o que gera erros não só nos relacionamentos amorosos, mas no trabalho, relações familiares”, opina.

TRIAGEM DE PERFIS

Para chegar aos selecionados, a produção cruzou os perfis de cada um em busca do par ideal. “Procuramos saber todas as informações da vida deles. Histórias de amor, da vida pessoal, do cotidiano. Assistimos a vídeos, vimos suas fotos e perfis nas redes sociais. Fizemos uma triagem bastante ampla”, explica Diego Barredo, diretor-geral da Eyeworks, que produz o programa, que não tem prêmio em dinheiro.

DE CARA COM LUIGI

Com os possíveis casais “montados”, é hora de seguirem para o restaurante do programa. Lá, encontram Luigi Baricelli como um maître. O apresentador tem a função de ciceronear os candidatos e apresentá-los ao público. Ao lado de Baricelli aparecerão o barman Thiago e as garçonetes Anna Beatrice e Beatriz.

Como as 22 câmeras ficam ocultas, Luigi garante que as pessoas realmente esquecem que participam do reality. “É tão real, e as pessoas se sentem mesmo em um restaurante. Tem gente ali jantando que fala: ‘Vem cá, não gosto de queijo, tem como trocar?’ ou ‘Pode trocar o cardápio?’. Mas não dá para trocar”, diverte-se.

LIGAÇÃO ÍNTIMA

Há os casais que se dão bem, mas também existem aqueles que não se bicam, e o final feliz fica ainda mais distante. Normalmente, a participante vai até o banheiro, onde faz uma ligação para um parente ou amiga e desabafa sobre como está indo o encontro. “Aí você vê o grau de espontaneidade das pessoas tanto para falar o bom quanto para falar o mau”, explica Baricelli.

Luigi Baricelli conta curiosidades do programaDivulgação

NA HORA DA CONTA

Como em todo restaurante, no do ‘À Primeira Vista’ também tem uma “conta” a ser paga. Um valor simbólico é distribuído aos participantes para que a dupla “pague” o jantar. Fica a critério deles escolher se vão dividir a conta ou se só um deles paga tudo.

“Eu gostaria que tivesse um programa no final que mostrasse como ficaram os casais. Tenho algumas ideias para apresentar à emissora. Eu tenho curiosidade. Faria alguma coisa nesse sentido. Faria algumas coisas, entendo o que dá para fazer no pós. Mas o foco maior é na formatação desses episódios, na captação e edição, e depois disso vamos ver o que dá para fazer de complementação. De repente, em outras palataformas”, aposta Luigi, deixando claro também que existe possibilidade de uma segunda temporada.

MORANDO NO EXTERIOR

Distante das novelas desde 2011, quando participou de ‘Insensato Coração’ e ‘Aquele Beijo’, ambas na Globo, ela conta que já recebeu convites. “Não desisti de ser ator, mas novela toma um longo prazo, que é muito mais complicado para mim hoje em dia. Então, uma coisa de curto prazo que não atrapalhe meus negócios eu consigo fazer”, explica ele, que mora com a família nos Estados Unidos. 

Você pode gostar