Vivianne Pasmanter fala do seu processo de transformação na novela das seis

'O problema maior é tirar a maquiagem. Tomo vários banhos', diz a atriz

Por O Dia

Rio - Tem gente que assiste à novela ‘Novo Mundo’, da Globo, vê o nome de Vivianne Pasmanter nos créditos da abertura do folhetim e três meses depois da estreia não se dá conta de que a atriz está lá em cena como a tacanha Germana, uma sonsa (e igualmente divertida) dona de uma taberna.

“Ainda hoje, depois que sai alguma matéria em algum lugar, várias pessoas procuram meu Instagram e me mandam mensagens se dizendo chocadas porque assistiam à novela e não sabiam que a Germana era eu. Acho isso incrível!”, diverte-se Vivianne.

Viviane Pasmanter em 'Novo Mundo'Divulgação

Nem a diretora reconheceu

Mas não é só parte do público que demora a perceber que é Vivianne ali na novela. Uma vez, depois de ensaiar umas cenas, a atriz, caracterizada, foi falar com uma diretora com quem já tinha trabalhado e não foi reconhecida. “Eu falei: ‘Oi’. Dei um beijo nela e ela perguntou: ‘Eu conheço você?’ E eu respondi: ‘Sim’. Ela me perguntou: ‘Qual seu nome?’. E eu disse: ‘Vivianne’. E mesmo assim ela não me reconheceu. Aí, tive certeza de que esse era o caminho certo”, comemora.

Rito de transformação

Parte da dificuldade em reconhecer a atriz está no fato de ela usar uma prótese dentária e lente de contato colorida. No início das gravações, demorava mais para que Vivianne se transformasse em Germana, mas com os trabalhos a todo vapor, toda a equipe já pegou o jeito.

“É praticamente uma linha de produção. Enquanto um está fazendo a maquiagem, tem outro fazendo as queimaduras dela. Depois, fazemos o cabelo e os dentes. O corpo, já chego com ele pronto de casa naquela cor. Fazemos tudo em uma hora. O problema maior é para tirar a maquiagem depois. Tomo vários banhos”, entrega, com bom humor.

Dicção especial

Ainda no começo dos trabalhos, durante os ensaios, surgiu a ideia de que Germana tivesse uma dicção especial. “O Guilherme Piva (ator que interpreta o Licurgo, marido de Germana) falou: ‘Bota amendoim na boca para ver como fica’. E aí pensamos que seria melhor se ela fosse ortognática (pessoas que possuem crescimento exagerado de alguns ossos, como mandíbula e queixo). Depois disso, a produção providenciou uma prótese. E o resultado é esse que você vê no vídeo”, detalha.

Saia-justa

A cor dos dentes também já rendeu uma saia-justa para Vivianne. É que, como o esmalte ficava saindo toda hora e a equipe tinha que parar a cena para retocar, a atriz pediu ao dentista dela uma ajuda. “Desde então, uso um verniz de flúor, daqueles que se usa em criança, verniz e sombra fosca cinza. Fica com aspecto de podre. É ruim para tirar, mas é nível Hollywood. Teve um dia que cheguei em uma festa e me perguntaram o que estava preso no meu dente. Falei que era flúor. Não entenderam nada. Ele (o dente) estava vermelho com resto de flúor (risos)”, lembra.

O que os filhos acham

Vivianne conta ainda como os filhos Eduardo, de 14 anos, e Lara, de 12, — frutos do relacionamento com o ex, o empresário Gilberto Zaborowsky — reagem ao ver a personagem. “Minha filha falou que não iria assistir à novela. Faz uma semana que ela começou a assistir um pouquinho, mas antes ela tinha ficado revoltada com a minha aparência. Ela está naquela fase de ter vergonha da mãe. Meu filho assistiu e gostou”, afirma.

A trama

Na história de Thereza Falcão e Alessandro Marson, Germana é uma trambiqueira, que adora tirar proveito de qualquer situação. Apesar de flertar com a vilania, a personagem tem uma veia cômica que a torna uma das queridas da história. Casada com Licurgo, Germana flagra o prestativo Hugo (César Cardadeiro) mexendo nas coisas dela, à procura de algo que o pertence. Para escapar de muitas perguntas, ele se “declara” para Germana e nem imagina o rolo em que irá se meter.

Germana apaixonada

A partir de hoje, Germana atacará Hugo, que foge dela. Enquanto ele arruma o quarto de Licurgo e Germana, ela entra e fecha a porta. O jovem pergunta o que a patroa deseja. Ela: “Para começar, um beijo...”. Ele tenta sair, mas ela não deixa. Germana: “Está com medo de mim?” O rapaz diz que o marido dela pode chegar a qualquer momento. A trambiqueira: “Temos que ser rápidos!” Ela o agarra e dá um beijaço nele. E o rapaz fica desesperado com o mau hálito dela. Tenta se desvencilhar, e ela beija muito até que ele não aguenta e cai duro, desmaiando no chão. Germana: “Hugo? Hugo? Foi muita emoção”.

Licurgo entra no quarto e pergunta o que está acontecendo. A mulher mente: “O Hugo veio arrumar o quarto e achei que estava demorando demais. Aí eu entrei, vi ele caído aqui. Não sei, não, Licurgo, esse rapaz deve ser doente, não vai durar muito”. Enquanto o marido, sem desconfiar de nada, tenta acordar o funcionário, Germana finge que ajuda, mas acaricia o rapaz sem que o companheiro veja.

“Ingenuamente, ela acreditou na sinceridade dele, está se sentindo olhada e desejada por outro homem. Acendeu pela primeira vez a vaidade que ela nunca teve e até um certo romantismo”, justifica a atriz.


Últimas de Diversão