Flávio Ricco: O dia da televisão também tem 24 horas

Por conveniência própria, a Record um dia inventou a medição das 7 da manhã até meia-noite, como se a televisão deixasse de existir naquela faixa de horário

Por O Dia

Rio - De forma definitiva, é preciso ter como verdade absoluta que a audiência em TV é medida nas 24 horas e não há outro meio ou maneira de fugir disso, embora existam iniciativas de querer mascarar os números ou se dar a eles uma leitura que não corresponde com a realidade.

Por conveniência própria, porque tem a programação religiosa como exibição obrigatória, a Record um dia inventou a medição das 7 da manhã até meia-noite, como se a televisão deixasse de existir naquela faixa de horário. Na verdade, isto não passou de uma maneira habilidosamente encontrada pelo Ricardo Frota, o seu diretor de Comunicação na época, início dos anos 2000, para tentar contornar os resultados sempre muito ruins registrados pela igreja durante toda a madrugada.

Sabe a história da mentira repetida mil vezes que vira verdade? Pois é, tamanha foi a insistência que houve quem se deixasse levar por uma leitura que nunca foi correta ou aquela que de fato refletisse a verdade dos números.

Os serviços de medição, desde muito tempo, são feitos para todos os horários, logo não há porque existir, como nunca deveria ter existido, a tentativa de se excluir qualquer período. O dia, até prova em contrário, tem 24 horas, portanto...

SÉRIE DA RECORD

A partir desta segunda-feira começa a exibição de ‘A Terra das Águas’, nova série do ‘Jornal da Record’. Trabalho de 12 dias do repórter Leandro Stoliar, acompanhando ações da Marinha brasileira, realizadas nas suas mais diversas direções.

DIA DE FESTA

Pelo segundo ano consecutivo, Otaviano Costa foi escalado para apresentar o ‘Br Day’, show até pouco tempo chamado de ‘Brazilian Day’, em Nova York. Claudia Leitte, Marcos e Belutti e Sorriso Maroto serão algumas das principais atrações no dia 3 de setembro.

TRABALHO ENCERRADO

Terminaram na quinta-feira as gravações de ‘A Casa’, reality da Record. A final será, ao vivo, em setembro, em data que ainda não foi definida. O trabalho agora é segurar o silêncio dos participantes até lá.

BRAU

Recém-saído de ‘Rock Story’, o roteirista Cláudio Lisboa foi chamado pela Globo para colaborar na próxima temporada de ‘Mister Brau’, com estreia em 2018, mas que deverá ser gravada ainda neste semestre. Detalhe: os episódios estão sendo escritos dentro da Casa dos Roteiristas, que passou a funcionar no dia 2 de maio.

SOS 1

Ainda a propósito de audiência, a RedeTV! atravessa um momento dos mais preocupantes. As diversas tentativas feitas para melhorar seu rendimento, como a troca de horário de alguns programas, não deram resultado nenhum.

SOS 2

É de se lamentar o que está acontecendo, mas nada fora do script. Uma situação perfeitamente esperada, dentro da lógica, por ser este o preço do loteamento de espaços já de algum tempo colocado em prática. Um dia a conta ia chegar. Chegou. Da briga pelo quarto, caiu para o sétimo lugar.

NOVO JORNAL

A Record gravou sexta-feira uma chamada movimentando seus repórteres em diferentes pontos da cidade de São Paulo, para anunciar o novo informativo local, que entrará às 19h05. Não se decidiu ainda o nome ou nomes de bancada, mas o Mapa Tempo terá Lidiane Shayuri, e Anderson Lima será o editor-executivo.

PRÓXIMA DAS SETE

Próxima das sete. O diretor Fabricio Mamberti marcou para outubro, nos Estúdios Globo, o início de gravações de ‘Deus Salve o Rei’, a substituta de ‘Pega Pega’. Bruna Marquezine fará a grande vilã da história prevista para estrear na segunda quinzena de janeiro

Últimas de Diversão