Festival de Inverno agita a Marina da Glória

Com expectativa de receber 40 mil pessoas por dia, festival aposta na mistura musical

Por O Dia

Rio - Com expectativa de receber 40 mil pessoas por dia, o Festival de Inverno Rio 2017 aposta na mistura. Ao contrário do que acontece em muitos festivais, não apenas no Rio como em todo o Brasil, de hoje a domingo passam pelo palco da Marina da Glória atrações do rap (hoje), do rock brasileiro (amanhã, em comemoração aos 35 anos do levante do estilo, na década de 1980) e do sertanejo (domingo). 

Frejat é uma das atrações do festivalDivulgação

Faltando poucos meses para o Rock In Rio, até que dá para dizer que o gênero ganhou certa vantagem, já que hoje o Planet Hemp, que une hip hop e tons hardcore e soul, fecha a noite que tem também os rappers Black Alien, Filipe Ret e Gabriel O Pensador, além de um time de DJs formado por Diana Bouth, Flávia Xexeo, Nicole Nandes e Tamy. Amanhã, a noite é dedicada aos anos 1980, com Blitz, Frejat, Humberto Gessinger e Plebe Rude, revelados na época.

“O Rock In Rio é a prova de que o estilo continua atraindo o grande público”, conta Peck Mecenas, da Peck Produções, que produz o festival. No domingo, por sua vez, encerram o evento duas duplas sertanejas que frequentam as paradas: Maiara & Maraísa e Henrique & Juliano. Mas Peck avisa que a expectativa, para todos os três dias, é por um público tão eclético quanto as atrações, em meio ao belo cartão postal da Marina da Glória.

“A principal ideia artística do festival foi não misturar os estilos no mesmo dia. Mas tem muita gente vindo de outros estados do Sudeste para os três dias do festival”, conta Peck, prometendo que a escalação para 2018 vai abarcar mais estilos.

AVENTURAS NO PALCO

No evento, a turma do hip hop vai poder contar com uma mistura maior de gerações, já que Filipe Ret, atração recente, estará no mesmo palco que o veterano Gabriel O Pensador, revelado em 1992, e duas atrações da seguda metade da década de 1990: o Planet Hemp e o rapper Black Alien — que por sinal, foi integrante do grupo carioca que revelou Marcelo D2. Vai ser uma noite de grandes hits do universo pop carioca, mas também é a chance de um público maior conhecer o disco ‘Babylon By Gus vol. II: No princípio Era O Verbo’, o segundo de Black Alien, lançado em 2015 e elogiadíssimo — Ret, por sua vez, tem sido uma grande revelação, em shows cadavez mais populares.
Na noite de rock, amanhã, vale citar que um dos músicos vai trabalhar dobrado.

Clemente, guitarrista da Plebe Rude, estará pouco antes de ir à Marina no palco do Circo Voador, no Matanza Fest, que comemora 20 anos da banda de countrycore Matanza — Clemente, como todo fã de rock nacional sabe, é guitarrista do veterano grupo punk paulistano Inocentes, e no Circo divide palco com Matanza, a banda brasiliense DFC e o grupo carioca Cabeça (leia sobre isso na página 10).

Já Evandro Mesquita, da Blitz, continua a comemoração de 35 anos do sucesso de ‘Você Não Soube Me Amar’. “O que eu acho mais legal no evento é que o Rio está celebrando, independentemente do ritmo. Essas festas fazem parte do espírito do Rio, teremos noites lindas representando rock, hip hop e sertanejo”, conta, anunciando que a turma do AfroReggae estará no palco com eles, na hora da nova ‘Baile Quente’. “E talvez o Frejat, que é um dos autores da música”. Será que o guitarrista, que faz seu show de sucessos no festival, se anima?

SERTANEJÃO

Maiara e Maraisa também se apresentam no festivalDivulgação

Hits como ‘Vidinha de Balada’ e ‘O Céu Explica Tudo’ marcam o show de Henrique e Juliano. Maiara e Maraísa trazem para o Rio o show do DVD gravado ao vivo em Campo Grande, e sucessos como ‘Medo Bobo’. “O evento mostra que a diversidade de sons no Brasil pode e deve ocupar o mesmo espaço”, alegra-se Maiara, que com a irmã, vai misturar sons novos a canções bem antigas, de antes da fama da dupla. “O DVD novo superou nossas expectativas em todos os aspectos. O público já conhece o repertório todo, e isso é incrível. Chegamos a ficar surpresas, mal lançamos o vídeo e o pessoal canta”, completa.

Últimas de Diversão