Por karilayn.areias

Rio - Não poderia ter sido em outro dia a estreia da peça ‘O Garoto da Última Fila’, no Teatro das Artes. Foi no Dia dos Amigos... O espetáculo entrou em cartaz com dois protagonistas que são amigos de infância: Gabriel Lara e Vicente Conde. Muitas estrelas das artes foram prestigiar, como Angela Vieira, Juliana Silveira, Daniel Dantas... O texto foi traduzido por José Wilker, aliás, este foi o último trabalho do saudoso ator, que fala sobre os limites.

A atriz Luciana Braga comentou: “Chegamos a um ponto em que as duas listinhas azuis do Whatsapp regem as relações. Cadê o limite?” 

Dois dedos de prosa

À frente da pasta de Cultura, a secretária Nilcemar afirma que “enfrenta uma contenção de verbas considerável, mas com parcerias público-privadas importantes, está mantendo os equipamentos em funcionamento, com uma agenda bacana. Comparados ao ano passado, há 100 mil pessoas a mais usufruindo os espaços culturais. A Riofilme vai redistribuir 26 filmes, e ela estava parada nessa função”.

A mídia noticiou possíveis cortes de verbas para a O S B e a Parada Gay. O que houve?
Na verdade, isso foi um recorte maldoso. O que aconteceu é que existem projetos culturais que recebem desconto de ISS. Os produtores se inscrevem e têm de cumprir algumas obrigações para receber o incentivo. Tivemos mais de 1.400 projetos inscritos. Cerca de 200 deles foram aprovados, mas com ressalvas. Isto é, pendências que precisam resolver. A OSB apresentou no seu plano de trabalho um plano de execução de 19 meses, quando o nosso edital prevê 12 meses. E a parada gay não apresentou o plano de mitigação em relação ao meio ambiente. Tanto a OSB quanto a parada gay podem recorrer.

Fale do Museu da Escravidão e da Liberdade.
É um espaço que queremos deixar de legado para cidade, que terá como mote principal a dicussão sobre a desigualdade social. Não será nos moldes tradicionais. Terá projetos de capacitação para negros, participação do povo africano e que revele a história que não consta na historiografia oficial. Temos dois grandes bancos pactuados para ajudar na fundação do museu, mas não posso revelar os nomes ainda.

Conte uma novidade.
Além do fundo, temos o Terreirão, com uma grande programação. O Carnaval está tudo certo. Reforçar a Cidade das Artes e, principalmente, incentivar a cultura das ruas. Queremos fazer a cultura pulsar nas praças e nos coretos. Inclusive, na primavera, termos ocupações de coretos.

*Nilcemar Nogueira é a entrevistada de hoje do ‘Deles e Delas’, na CNT, às 22h. 

Conectando...

A exposição ‘5 Artistas e a Geometria’ vai até dia 9 de agosto na Um Galeria, em Ipanema, com Suzana Queiroga, Luiz Dolino, Manfredo de Souzanetto, Maria Perlingeiro e Rodrigo de Castro.

Hoje tem o ‘Projeto Cultural Samba Zé’, no Salão Nobre do Bangu Atlético Clube. As cabrochas Beatriz Lopes e Joyce Cascavel e o malandro Edu Silva se apresentam com o Grupo Tom Carioca, a partir das 18h.

Hoje tem a ‘Noite do Dance Bem’, no I Bistrô, com os DJs Rui Taveira, Marcinho e Paulo Roberto. O melhor dos anos 70, 80 e 90, no Grand Mercure na Barra, às 20h.

Nicole Ofeiche Assessoria e Cerimonial de Eventos comemora neste mês mais de 300 festas assinadas no Rio.


Você pode gostar