Por tabata.uchoa

Rio - O jornalista Arthur Dapieve ministra um curso sobre música clássica na Casa do Saber a partir desta terça-feira. As aulas tratam da arte e da vida dos três mais importantes compositores da primeira geração de românticos: Franz Schubert, Frédéric Chopin e Robert Schumann.

Durante as explanações serão apresentadas as apaixonantes obras dos artistas, assim como suas trajetórias pessoais. “As biografias desses artistas se tornaram icônicas pelo aspecto que entendemos por “artista romântico”: um sujeito livre de compromissos, exceto com a expressão dos próprios sentimentos, em especial a tristeza da existência”, explica Dapieve.

AULAS
· 1º de agosto | 1. FRANZ SCHUBERT (1797-1828). O fã de Beethoven. As sonatas para piano, os quartetos, os lieder, a “Inacabada”. A morte por febre tifoide, aos 31 anos.

· 8 de agosto | 2. FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849). O ás do piano. Os noturnos, as valsas, as mazurcas, as polonesas, os concertos. A morte por tuberculose, aos 39 anos.

· 15 de agosto | 3. ROBERT SCHUMANN (1810-1856). O crítico generoso. Os ciclos para piano, as quatro sinfonias, os ciclos de canções. A morte por sífilis, aos 46 anos.


SERVIÇO

Schubert, Chopin e Schumann: os primeiros românticos. Local: Casa do Saber Rio
Datas: 1º de agosto, 8 de agosto e 15 de agosto. Horário: 19h30. Endereço: Shopping Leblon. Av. Afrânio de Melo Franco 290/ 101 - 1º piso. Valor do investimento: R$ 300

Você pode gostar