Flávio Ricco: Aposentadoria na TV bem que poderia funcionar de maneira diferente

A simples sensação de inutilidade ou não servir mais é sempre angustiante

Por O Dia

Rio - Dia desses, neste mesmo espaço, se noticiou a dolorosa demissão de alguns veteranos funcionários do SBT, vários deles vinculados a Silvio Santos muito antes do próprio SBT existir.

Evidente que ninguém aqui tem a pretensão de inverter a rotação da Terra, mas pelo menos naquilo que diz respeito às empresas de televisão e ao seu pessoal mais antigo, para toda e qualquer dispensa – e não se discute seu legítimo direito, o chamado “aviso prévio” poderia ser feito com alguns meses, até um ano antes desta saída se consumar.

Um tempo, mais que necessário, mas antes de tudo justo, para este alguém, já no ocaso da sua caminhada profissional, se preparar – não na parte financeira, mas psicologicamente - para uma nova fase da sua vida.

O mundo ideal nunca irá existir, mas antes de medalhas, diplomas, relógio de ouro ou outras costumeiras homenagens, esta seria uma medida que, além de respeitosa, aliviaria o sofrimento de muita gente.

A simples sensação de inutilidade ou não servir mais é sempre angustiante. 

E olha que coisa 

As duas maiores audiências do SBT, nos tempos atuais, saem de programas apresentados por pessoas com mais de 80 anos.

Por acaso, Silvio Santos e Carlos Alberto de Nóbrega. 

Posto de observação

Impressionante como a crise, durante esses últimos anos, mexeu com os interiores das emissoras de TV. Só como exemplo, alguns programas chegavam a reunir até 100 profissionais na equipe de produção e também outros tantos como roteiristas. Situação hoje simplesmente inimaginável. Atualmente, não é raro uma mesma pessoa bater escanteio e correr na área para cabecear. 

Futuro

Dani Suzuki, atriz e apresentadora, está se preparando para morar fora do Brasil. É uma ideia que vem alimentando há muito tempo, mas sem abandonar o mercado daqui. Tanto que fará uma série, “Baile de Máscaras”, com produção da Giros para a TV Brasil, e negocia participação no filme “Dano Moral”, de Marcos Pimenta.     

Perfil 1 

Em “Deus Salve o Rei”, próxima novela das sete na Globo, com estreia em janeiro, Marina Ruy Barbosa será uma plebeia.

Humilde, forte e decidida, a personagem não espera encontrar na vida um príncipe. Mas encontra. 

Perfil 2

A personagem da Marina despertará a atenção de um príncipe guerreiro, papel de Renato Góes. Ele estará para “Deus Salve o Rei” como Kit Harington, o Jon Snow, está para “Game of Thrones”.     

Por enquanto

O acerto de Luan Santana com o Multishow foi apenas para uma série comemorativa aos seus 10 anos de carreira. Não existe nada conversado ainda sobre uma segunda temporada para o “Canta, Luan”. 

Explicação 1

Apesar das referências sobre Portugal em “Tempo de Amar”, próxima novela das seis na Globo, a emissora entendeu que não havia necessidade de enviar equipes para aquele país. E reforça que a história será toda gravada no Brasil. 

Explicação 2

A aldeia fictícia portuguesa, destaque dos primeiros capítulos, parece “parada no tempo” e é isolada das grandes cidades. Por isso, segundo a Globo, foi possível representar esse lugar com locações no Sul do Brasil, região de colonização europeia que preserva construções antigas, além de ter propriedades que cultivam uva, atividade presente na trama. 

E por último

As cenas de partidas e chegadas foram gravadas no Porto do Rio de Janeiro e serão finalizadas com computação gráfica. A novela também utilizará fotos e filmes da época, que foram comprados da Cinemateca Portuguesa. 

Sem parar

Gabriel Leone nem concluiu as gravações de “Os Dias Eram Assim”, mas já está com a cabeça no início de trabalhos de “Onde Nascem os Fortes”, próxima supersérie da Globo para a faixa das 23h, assinada por George Moura e Sérgio Goldemberg. As gravações vão começar ainda neste semestre.

Bons valores

Além de Gabriel Leone, outro destaque de “Onde Nascem os Fortes”, que será gravada no sertão da Paraíba, atende por Jesuíta Barbosa. Direção de José Luiz Villamarim.   

Perigosa

Em “A Força do Querer”, Irene (Débora Falabella), ameaçada por Garcia (Othon Bastos), vai tratar de eliminar mais esse obstáculo.

Últimas de Diversão