Projeto 'Psicanálise & Cinema' exibe o filme ‘Meu Tio da América’

Após a sessão, haverá debate com os psicanalistas Bernard Miodownik e Luiz Fernando Gallego

Por O Dia

Rio - O filme francês "Meu Tio da América", de Alain Resnais, é a próxima atração do projeto "Psicanálise & Cinema", que acontecerá no dia 25 de agosto, às 19h, na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no Humaitá. Após a sessão, haverá debate com os psicanalistas Bernard Miodownik e Luiz Fernando Gallego.

Projeto 'Psicanálise %26 Cinema' exibe o filme ‘Meu Tio da América’Divulgação

O enredo buscou inspiração em teorias do Professor Henri Laborit (médico e filósofo do comportamento) sobre como o ambiente interfere na formação da personalidade das pessoas. Em vez de ratos de laboratórios, os personagens são dois homens e uma mulher de diferentes cidades francesas, com origens sociais e familiares distintas. São eles, no presente, um gerente de empresa em crise, uma atriz que abriu mão da carreira artística e um político com ambições literárias.

“Eles terão suas vidas cruzadas em situações de escolhas complicadas que poderão trazer mudanças importantes para suas vidas. As decisões dos personagens ilustram teorias psicobiológicas (behavioristas) de Laborit - que também participa do filme comentando a ação. Para ele, há fatores inconscientes nas decisões das pessoas, mas não se trataria do mesmo Inconsciente Dinâmico de Freud", explica o psicanalista da SBPRJ Luiz Fernando Gallego, coordenador dos encontros de Psicanálise & Cinema. 

SERVIÇO

Psicanálise & Cinema. Inscrições: sbprj@sbprj.org.br ou 2537-1333 e 2537-1115. Endereço: Rua David Campista, 80, Humaitá. Data e horário: 25/8/17, às 19 horas. Taxa de manutenção: R$10,00

Últimas de Diversão