Flávio Ricco: a censura na TV é maior do que no regime militar

Este é um país onde se tem 70 mil assassinatos por ano e o grau de corrupção política é considerado o maior do mundo, mas o Ministério da Justiça, se preocupa com os personagens de uma novela

Por O Dia

Rio - Que aqui é o país do faz de conta todo o mundo sabe desde 1.500, mas alguns setores ainda se esforçam, a cada dia, em querer reafi rmar esta verdade. 

Nos anos 1970, ditadura plena por aqui, a novela ‘Mulheres de Areia’ foi exibida sem restrições na extinta Tupi, isto em meio a feroz censura do então ministro Alfredo Buzaid.

Zilhões de movimentos da Terra depois disso, em 2012, um remake da mesma ‘Mulheres de Areia’, na TV Globo, foi censurado pelo Ministério da Justiça, porque aparecia o perfi l de uma mulher nua na sua abertura.

Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional qualquer tipo de censura.

Ainda assim, agora, nem um ano depois, o MJ quer que a reapresentação de ‘Senhora do Destino’ no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, passando por cima da decisão do STF, tenha várias cenas cortadas.

Este é um país onde se tem 70 mil assassinatos por ano e o grau de corrupção política é considerado o maior do mundo, mas o Ministério da Justiça, num universo que não é o nosso, se preocupa com os personagens de uma novela. Estamos feitos. 

PONTO 1

Não existe qualquer movimento ou ao menos intenção de alguém do SBT conversar com Gugu Liberato para o ano que vem. Até porque ele ainda é contratado da Record. Tem toda uma história ainda em curso.

PONTO 2

Para o ano que vem, o domingo do SBT estará dividido entre Patrícia Abravanel, Eliana e Silvio Santos. Celso Portiolli, dando andamento a um plano que já existiu, irá para as tardes de sábado.

Salvo qualquer alteração daqui em diante, data hoje, é o que está previsto.

E ASSIM VAI

Ainda do SBT não há nenhum interesse em mexer com a sua programação do fi nal de tarde, começo de noite. Vai tudo continuar como está, inclusive com estreia de uma outra novela mexicana, ‘Um Caminho para o Destino’, segunda-feira que vem. Não existe essa história de novo jornal.

VOANDO

Houve, lá atrás, certa dúvida de como seria o desempenho do Marco Pigossi, no triângulo com Isis Valverde e Paolla Oliveira. Se daria conta do recado. Só que deu e com sobras. É um dos nomes de ‘A Força do Querer’. A imagem do galãzinho insosso passa longe. 

TÔ FORA

A fInal do ‘MasterChef’, amanhã, levou a RedeTV! a não queimar um programa inédito do ‘Luciana By Night’. O fato é que se optou por uma reprise, deixando a entrevista com o novelista Aguinaldo Silva, da Globo, para terça-feira que vem, 29.

ABRE ALAS

Terça da semana que vem, dia 29, a Band vai exibir um dos quatro episódios da série jornalística ‘Ana Paula Padrão. Doc’, este sobre o sucesso do formato ‘Masterchef’ no Brasil e no mundo. Os outros três, com temas completamente diferentes, serão levados ao ar em dezembro.

SEM EXCEÇÃO

Se a crise no país vem batendo forte nas nossas emissoras de TV, a exemplos de outros setores, tudo aquilo que gira em torno delas também sofre os efeitos. Como exemplo, as produtoras independentes e de conteúdo. Que dependem de parcerias para sobreviver e dar sequência em programas de temporada

Últimas de Diversão