Os caminhos do som feminino

Festival Sonora mostra o trabalho de mais de 40 mulheres compositoras no Rio

Por O Dia

Rio - A segunda edição do 'Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras' acontece entre hoje e 30 de setembro. O festival é realizado, simultaneamente em 69 cidades de 15 países. Serão 35 shows envolvendo 45 compositoras, que se apresentarão entre Tijuca, Santa Teresa e Botafogo. Com destaque na programação para Daniela Spielmann, Ignez Perdigão, Cacala Carvalho e Laura Canabrava e Andréa Dutra, entre outras. "O Sonora tira da sombra, só no Rio, 47 compositoras de vários estilos e idades. É importante mostrar que a MPB está muito bem, obrigada, cheia de boas novidades. Estamos prontas para quem quiser nos dar ouvidos!", garante a cantora e compositora Andréa Dutra.

Andréa DutraDivulgação

Hoje, as apresentações são no coletivo Etnohaus, em Botafogo, às 20h, com pocket show de Tainá Caldeira, que convida Inês Carreira, e o show 'Reflexos', de Elodie Bouny. "O Sonora mostra como é enorme a força da união das mulheres. E como é possível fazer música e política ao mesmo tempo. E, principalmente, mostra que mulheres que compõem existem. E olha que somos muitas! Honra grande ser uma das atrações deste festival", diz Tainá, que é violonista e compositora.

A violonista venezuelana Elodie, que mora no Rio há dez anos, completa: "O festival centraliza talentos filtrando pérolas através do fluxo de informação massivo. Muito feliz mesmo de fazer parte dessa rede tão essencial para o feminino".

A iniciativa reúne compositoras no mundo a fim de dar visibilidade, promover e legitimar a presença da mulher que compõe na cena contemporânea. As autoras mostram seus repertórios inéditos de quinta a domingo, ao longo de setembro, em quatro palcos: Parque das Ruínas (Santa Teresa), Etnohaus (Botafogo), Donninha (Tijuca) e Centro da Música Carioca Artur da Távora (Tijuca), com ingressos a preços populares de R$ 20.

"É uma uma verdadeira inspiração. Como em outras áreas, ainda vemos poucas mulheres que compõem terem espaço para desenvolver o seu trabalho", garante Inês Carreira, cantora portuguesa, radicada no Rio de Janeiro há quatro anos.

Veja a programação no site https://shoutout.wix.com/so/1LuaoBun#/main

Últimas de Diversão