Lili Rodriguez: Bem-vinda primavera

Enquanto a política brasileira desaba, a sociedade se movimenta. No Rio, muitos eventos pipocando aqui e lá

Por O Dia

Rio - Enquanto a política brasileira desaba, a sociedade se movimenta. No Rio, muitos eventos pipocando aqui e lá. Como eu digo sempre... graças a Deus! A economia não pode parar. No Vale de Café, mais um evento supercharmoso. Com um lindo entardecer no espaço Uaná Etê, houve a inauguração do Labirinto da Música, da paisagista Maritza de Orleans e Bragança. Ela, aliás, levou toda a família para conhecer o espaço. Faz parte do 'Flor Atlântica', encontro criado pela harpista Cristina Braga e pelo marido Ricardo Medeiros, dois grandes incentivadores da cultura local. Cristina é a idealizadora do 'Festival do Vale do Café', que se mantém firme e forte, com seus concertos, nas fazendas da região.

Falando em flores, no Leblon, começou o Rio Design Experience com tema 'Art in Flowers'. Com workshop de arranjos florais, oficina de jardinagem comestível infantil, bate-papo com nutricionista, dermatologista e personal trainner, grátis. Imperdível!

DOIS DEDOS DE PROSA

BRENDA VALANSI, presidente da ArtRio

Esta é a sétima edição da ArtRio. Qual o diferencial deste ano?

A grande novidade é a mudança de local. Saímos do Píer Mauá e fomos para a Marina da Glória. E essa nova casa está atendendo muito bem as demandas da feira. Estou muito feliz com essa mudança. Temos também nesta edição os programas curados, como o 'SOLO', com a curadoria da norte-americana Kelly Taxter. Ela é curadora assistente do Jewish Museum de Nova Iorque.

De que forma a crise influenciou a realização da feira?

Os efeitos da crise vieram mais suaves porque me preparei. Nós estamos sentindo a crise desde 2015. Então, por isso, me preparei para estar completamente adequada a este cenário neste ano. Nossa estratégia foi prestigiar as galerias nacionais e trazer os colecionadores internacionais para que eles apreciem a arte brasileira. A nossa produção artística não perde em nada para a do exterior.

Muitos produtores se queixam da dificuldade de patrocínio. Como foi essa questão para vocês?

Neste ano, nós batemos recorde de marcas, entre patrocinadores e apoio (institucional e operacional). São 12 ao todo. Conseguimos duas empresas que estão patrocinando o evento pela primeira vez (Cielo e Stella Artois). O Bradesco é o patrocinador master há seis anos. Vejo isso como um reflexo de que, apesar da crise, as marcas estão selecionando eventos que são sérios e que têm relevância. Então, apesar da crise, batemos recorde. Os nossos parceiros são essenciais, assim como o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Quais são os seus maiores desafios?

O principal é fazer com que as pessoas entendam a importância de um evento como esse para o Rio de Janeiro. A ArtRio é importante para criação de público para exposições de arte. Queremos mostrar que a arte é para todos. Temos peças desde R$ 1.500 a milhões. Então, arte não é só para milionário. 

Conectando... 

O IED Rio abre inscrições para o curso Master Profissional Design de Espaços com vivência internacional e certificado reconhecido na Europa. Site: ied.edu.br

A cantora Thalita Pertuzatti se apresenta no São Gonçalo Shopping. Hoje, às 19h30. Grátis.

Homenageando o Rock in Rio, o West Shopping faz exposição fotográfica 'Ontem, Hoje e Sempre... Rock'. Até 1º de outubro. Grátis.

O 'Moda ', do Shopping Grande Rio, fará desfile de moda com todas as tribos. O paratleta Julio Braz, medalha de bronze de rugby, desfilará, com crianças, idosos, plus size e deficientes físicos, uma verdadeira inclusão, já selecionados. De hoje a domingo.

Zanna, cantora que é a voz do Metrô do Rio, lança novo disco hoje, em show no Solar de Botafogo.

Paulo Barragat participa hoje de seminário da Academia Portuguesa de História, coordenado por Maria Beltrão.

 

Últimas de Diversão