Lili Rodriguez: teatro e arte

Andréa Beltrão abre o festival 'EncontrArte' com a peça 'Antígona'

Por O Dia

Rio - Andréa Beltrão abre o festival 'EncontrArte' com a peça 'Antígona', dia 28, no SESC Nova Iguaçu. O festival apresentará outras 10 peças para adultos e crianças, até o dia 8 de outubro. Grátis.

Andréa disse que é muito importante levar o teatro e as artes às regiões periféricas: "O teatro é onde podemos contar histórias, de qualquer tempo, e de todos nós. No teatro, nós temos a chance de debater os dilemas humanos ao vivo, juntos. Alguns de nós passam pela vida dormindo. As artes podem oferecer experiências que nos despertem".

Dois dedos de prosa

KÁTIA S. BOGÉA, historiadora e pres. do Iphan

O Iphan está correndo risco de fechar as portas por falta de funcionários. Para entender melhor a situação, conversamos com a presidente do instituto, Kátia Bogéa.

Tem possibilidade do Iphan fechar?

A possibilidade é real. Temos 680 funcionários, que são técnicos especializados. 350 se aposentarão em 2018. O Iphan é um órgão técnico e precisa de arquitetos especialistas em preservação, historiadores de arte, restauradores, arqueólogos, engenheiros... Para tocar uma obra em um prédio do século 18 é necessário um profissional especializado. Não é mão de obra fácil.

Qual é a saída para isso?

A saída é autorizar um concurso para os 580 cargos vagos e fazer o chamamento em três anos, que é o tempo para retomar a economia. A economia já está dando sinais de recuperação. Então, poderíamos fazer o concurso em 2018 e chamar apenas uma parte dos aprovados. Em 2019, a outra e em 2020 a parte final. Assim faremos a recomposição da força de trabalho.

Isso depende de quem?

Do Ministério do Planejamento. Estamos em negociação com a pasta. O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, está fazendo suas ingerências junto ao Ministério do Planejamento e ao presidente Temer. Estamos sensibilizando todos os ministros. E o Ministro da Cultura está muito envolvido e comprometido com a questão.

No aniversário do Iphan, a data será comemorada com evento no Municipal, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco. Fale sobre isso.

O prêmio existe há 30 anos. É a principal iniciativa para premiar as boas práticas de conservação do patrimônio cultural brasileiro. Teremos oito premiados e entregaremos a Medalha Mário de Andrade para instituições e pessoas que foram importantes ao longo dos 80 anos do instituto. Haverá show, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo e a participação de manifestações culturais, como capoeira, maracatu, e outras. 

Beleza a todo vapor... 

Flávia Alessandra estreia em 2018 'O Sétimo Guardião', novela de Aguinaldo Silva. Ela será a mulher de um delegado, interpretado pelo ator Milhem Cortaz.

A atriz também fez um laboratório de imersão para interpretar a delegada durona Erika Marena no filme 'Polícia Federal - A Lei É para Todos' em cartaz nas telonas.

Ela além de todo trabalho adorou assinar uma linha de óculos para Bulget Ochialli da GO Eyewear. Ótimo para o cofrinho! Preocupada com o social, é embaixadora da Brazil Foundation. 

O astro italiano...

O cantor italiano Zucchero faz show apresentando o CD 'Black Cat', que já vendeu mais de 60 milhões de cópias. Ele conta que 'Black Cat' é resultado da união dele e Bono (U2), que escreveu a letra da música 'Streets of Surrender (S.O.S.)' após a tragédia no Clube Bataclan em Paris. O show é no dia 26 de outubro no Teatro Bradesco, na Barra.

Conectando...

Hoje, Dia do Surdo, o Instituto Nacional de Educação de Surdos, que faz 160 anos, exibe dois longas para pessoas com deficiência auditiva. Às 10h, 'DPA - Detetives do Prédio Azul', e às 19h, 'Um Tio Quase Perfeito', com Marcus Majella. Ambas com tradução em Libras. A iniciativa é da TV INES, único canal com conteúdo 100% acessível a surdos e ouvintes do país.

'A Fazenda', reality show da TV Record, tem uma novidade que deve causar. Os colchões da Flow, que são de látex e se adaptam ao corpo. O público torce para que os casais façam bom uso.

Últimas de Diversão