Flávio Ricco: Politicamente correto acabando com o humor

Vários fatores colaboraram para o mau desempenho de programas como o 'Pânico', como desgaste da fórmula, reposição de profissionais que optaram por encarar novos desafios...

Por O Dia

Rio - O 'Casseta & Planeta' e o 'CQC' antes, e o 'Pânico' agora - os dois primeiros foram sepultados há algum tempo, enquanto o terceiro, tudo indica, não passará de dezembro na Band, com agravante ainda de um futuro sombrio para a sua sequência em outro lugar. As opções são poucas. Vários fatores colaboraram para o mau desempenho desses programas, como desgaste da fórmula, reposição (nunca à altura) de profissionais que optaram por encarar novos desafios... e, ainda, na opinião de muitos que passaram por esses produtos, a tenebrosa era do politicamente correto.

Rafael Cortez, durante a festa do Profissionais do Ano, contou para a coluna que o 'CQC' não teria sentido nos dias de hoje, onde quase tudo é proibido. Há várias limitações para o humor que faziam.

O escritor e produtor de cinema Paulo Cursino não pensa diferente: "Vivemos a era do politicamente correto, do humor amestrado". Diz mais: "Não se pode fazer piada com mais nada porque tudo é motivo de processo".

E o que isso tem a ver com o 'Pânico'? Simples, o 'Pânico' deixou de ser o 'Pânico', principalmente em sua fase de Band. Colocou a ousadia, que foi sua marca, no bolso, para continuar existindo, devido a vários processos e até limites impostos pela própria emissora. O (provável) fim não surpreende. 

TUDO DENTRO 1

Substituta de 'Pega Pega', 'Deus Salve o Rei' está sendo gravada em uma cidade cenográfica totalmente indoor. De acordo com a Globo, são dois galpões, medindo 35 m X 70 m e 35 m X 75 m, além de uma área de 1.800 metros quadrados com cenários fixos.

TUDO DENTRO 2

No primeiro galpão foi montado o reino de Montemor, com castelo e cidade fictícia. No segundo, o reino de Artena e uma grande área de chroma para as cenas que envolverão efeitos visuais, floresta e as sequências de batalhas.

MUTAÇÃO

Nos cenários fixos de 'Deus Salve o Rei', a equipe trabalha com o conceito de "mutação", muito usado no teatro. "Temos a possibilidade de transformar os espaços em até 15 ambientes diferentes, muitas vezes alterando apenas uma parede", explica Keller Veiga, que assina a cenografia com Pedro Equi e Felipe Serran.

REGRESSIVA

Na primeira semana de novembro, serão concluídas as filmagens de 'O Candidato Honesto - 2', com Leandro Hassum e Rosanne Mulholland. Brasília irá servir de locação para as últimas cenas do filme.

NÃO TEM ERRO

'Sal da Terra', título provisório de uma trama contemporânea, foi aprovada para a fila das 18h da Globo. A novela leva assinatura de Duca Rachid e Thelma Guedes, que já entregaram vários capítulos. Substituirá 'Orgulho e Paixão', no segundo semestre de 2018.

DOIS TEMPOS

Brasil e México estão com edições do reality 'Exathlon' em gravação na República Dominicana. Ambas comandadas por profissionais da produtora turca Acun Midya.

FILHOTE

A Globo Filmes vai produzir um trabalho derivado da novela 'Novo Mundo'. E movimentando os tipos vividos por Vivianne Pasmanter, a Germana, e Guilherme Piva, o Licurgo. Para 2018.

Últimas de Diversão