Prevenção é o melhor remédio

O DIA conversou com vários músicos, atores e apresentadores sobre conscientização a respeito do câncer de próstata

Por O Dia

Marcello Melo Jr apoia a campanha Novembro Azul Divulgação

Rio - Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas e conscientizar sobre a importância de ações preventivas no combate à doença, convidamos o médico Ronaldo Reis Fontoura, urologista titular da Sociedade Brasileira de Urologia e colaborador do Serviço de Urologia do Complexo Hospitalar de Niterói, para falar do assunto.

"O câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum no homem, perdendo apenas para o câncer de pele. Um em cada cinco homens pode ter câncer de próstata, e um em cada oito podem morrer por causa da doença. A maior parte dos casos ocorrem nos homens com mais de 65 anos de idade".

"Quando o câncer de próstata é descoberto e está localizado na próstata, ou seja, quando não cresceu além dela ou até mesmo à distância (metástases), a chance de cura, quando se retira cirurgicamente a próstata, é de 95%".

"O exame preventivo baseia-se em fazer o exame de sangue específico, o PSA e o toque retal. Ainda existe muito preconceito em se fazer o toque retal. Alguns homens, principalmente os que estão acima dos 60 anos de idade, acham que o exame pode afetar a masculinidade. Trata-se de um exame fácil, rápido e serve para que os urologistas possam detectar alguma irregularidade ou nódulo na próstata".

"O fator hereditário tem tanta importância que os homens que têm história na família (avô, pai, tio, primo e irmãos) devem começar a fazer exame preventivo aos 40 anos de idade".

"Este tipo de campanha serve para conscientizar os homens da facilidade e importância de fazer o exame preventivo, de mostrar o quanto é comum a doença e as consequências do não comparecimento dos homens à consulta anual ao urologista".

O DIA conversou com vários músicos, atores e apresentadores sobre conscientização a respeito do câncer de próstata. E eles recomendam que todo mundo perca o preconceito e não deixe de fazer exames. Previna-se você também.

 Rodrigo Faro (Apresentador)

“A campanha Novembro Azul é fundamental para conscientizar os homens sobre a
importância de que a gente tem que se cuidar. Alguns têm um grande preconceito ao falar sobre o exame de toque e esse exame é essencial para prevenir o câncer de próstata, essa doença que mata tantos homens. Desde os 40, eu faço todos os anos, tanto o de sangue quanto o de toque. É importante se cuidar, galera!

Marcelo Mello Jr. (Ator)

“É muito importante a campanha para conscientizar e desmistificar o assunto para homens de todas as idades! Vejo que existe muita desinformação, por conta do preconceito e machismo. Homens precisam entender que é normal ir ao urologista, assim como mulheres vão ao ginecologista!”

Rogério Flausino (Jota Quest)

“Minha mãe morreu de câncer há dois anos. E o médico indicou que os filhos fizessem exames. Comecei a fazer o exame de toque todo ano e colonoscopia de dois em dois anos. Meu pai fez exame também e encontramos um negócio na próstata dele. Foi tirado e o velho está 100%. Tem que fazer o exame, existe muito preconceito, mas tem que fazer, até porque ele não descobre apenas o câncer de próstata. Descobre várias outras doenças.

Últimas de Diversão