'Não vejo graça em ser amante', afirma Marisa Orth

Atriz diz não ter discrição para ser 'a outra', como sua personagem, Celeste, que vai reencontrar a filha na trama das seis

Por O Dia

Rio - Se na novela 'Tempo de Amar', da Globo, Marisa Orth interpreta Celeste Hermínia, uma fadista que há 15 anos é amante de um homem casado, na vida real a situação é bem diferente. Casada há oito anos com o percussionista DaLua, Marisa é categórica quando o assunto é ser a outra. "Não vejo graça (em ser amante). Se eu tivesse estrutura emocional para ser amante, já teria sido. Eu fiz da minha falta de discrição um negócio lucrativo. Eu não sou discreta", explica a atriz de 54 anos.

Celeste Hermínia (Marisa Orth) em 'Tempo de Amar'Divulgação

OUTRA AMANTE

Mas essa não é a primeira vez que Marisa interpreta uma amante. Na sua estreia na TV, em 1990, ela viveu a fogosa Nicinha em 'Rainha da Sucata', da Globo. "Ela fazia propaganda e dizia: 'Eu quero ser a outra'. Ela tinha tesão em aliança, lambia e tudo. Só tinha prazer em estar com homens casados. Mas era uma coisa engraçada. Naquele tempo, eu andava na rua e via quem era amante e quem era traída. Tomava porradas de carrinho no supermercado. Ao mesmo tempo, vinham senhorinhas de 70 anos e falavam: 'Tenho sido amante há 40 anos, a melhor coisa'", diverte-se. Sobre a repercussão hoje, a atriz é taxativa: "O Brasil encaretou muito".

QUASE HEROÍNA

Na trama de Alcides Nogueira, Marisa vive uma personagem que passa bem longe do humor. Celeste Hermínia é uma fadista de sucesso, chique ("Seria uma blogueira de moda da época", brinca a atriz), vanguardista, que abre sua casa para saraus, apoia o feminismo, luta contra o racismo, praticamente uma heroína. Ela tem uma relação antiga com o Conselheiro Francisco (Werner Schünemann), que é casado com Odete (Karine Teles), que entrou em surto e vive acamada. "A Celeste Hermínia não pede mais do que ele pode dar. Ela carrega um pouco um sentimento de culpa", pontua.

Marisa Orth (Celeste Hermínia) e Werner Schünemann (Conselheiro) nos bastidores de 'Tempo de Amar'Divulgação

Ainda na história, a partir do dia 18, será revelado que Celeste Hermínia é a mãe da protagonista da novela, Maria Vitória (Vitória Strada). Celeste Hermínia, que na verdade se chama Mafalda, era casada com José Augusto (Tony Ramos) e descobriu que o marido tinha uma amante, Delfina (Letícia Sabatella), e uma filha com ela, Tereza (Olivia Torres). Celeste Hermínia/Mafalda planejava fugir com a filha, Maria Vitória, mas foi surpreendida com o pedido de guarda da menina feita pelo marido. Ela foi expulsa de casa e embarcada à força em um navio para o Brasil.

O reencontro de mãe e filha será quando a cantora se afogar na praia e for socorrida pela mocinha, que cresceu acreditando que a mãe estava morta. Ao se identificar, Maria Vitória diz que é de Morros Verdes e filha de Mafalda. Celeste Hermínia/Mafalda diz: "Eu sou Mafalda. Eu sou tua mãe". Depois, mãe e filha têm uma conversa comovente.

Marisa Orth adianta que a relação entre as duas mudará. "Não de maneira totalmente recíproca. Caberá a Celeste esperar Maria Vitória refazer a ideia de que a mãe está viva. Mas de amor, lindos momentos estão previstos", entrega.

REJEITOU NOVELAS

Na Globo há 27 anos, Marisa concorda que é uma presença bissexta em folhetins. "Sempre fui das séries. E para mim, era muito conveniente. E sempre fui muito clara. Quando me chamavam para novela, eu dizia que poderia não aceitar. Só tenho um filho (João Antônio, do relacionamento com o ex, o empresário Evandro Pereira). Eu falava que queria ver ele crescer. Peitava a Globo. Muitas vezes, alguns autores me chamaram e eu falei: 'Não vou, não quero, não dá'. Agora, eu vou falar o quê? 'Não vou porque o meu pobre filho tem 18 anos (risos)'", diverte-se. "O João praticamente pede para fazer uma novela", confidencia, entre risos.

CONVERSA FRANCA

Celeste Hermínia (Marisa Orth) em 'Tempo de Amar'João Miguel Júnior / TV Globo

A atriz conta que tem uma conversa boa com a emissora em que trabalha e que a convence quando o papel não faz o estilo dela. Mas ela reforça que vive um ótimo momento na carreira. "Porque agora estou disposta a fazer novelas. Fiz poucas. Ainda é uma novidade. E estão me dando oportunidade de fazer personagens diferentes. Que é o que a gente quer", vibra.

MAGDA

Marisa se diverte com a repercussão da reprise do humorístico 'Sai de Baixo', na Globo. Ela ficou seis anos no ar interpretando a divertida Magda. "O pessoal está me achando conservada. Estou escutando umas coisas legais: 'Nossa, você ainda está bonita!'. Estou bem feliz com esse retorno e agradecendo a genética", diz a atriz.

Quando o assunto é a receita da boa forma física, Marisa entrega que não tem muitos caprichos. "Não me cuido muito. Dermatologia, gasto uma grana boa. Não gosto de permuta. Faço academia. Tento me manter rígida, se não me mantenho magra, tento me manter dura. Eu gosto de esporte. Sempre fiz. E não tomo mais sol. Não fumo. Não dá para beber mais como gostaria. Até por causa da idade você não tem mais razão para ficar bebendo por aí. Adoro dormir. É o que deixa a gente bonita", frisa.

Últimas de Diversão