Por thiago.antunes

Rio - Com as altas temperaturas, fica difícil conciliar o visual elegante para o ambiente de trabalho ou compromissos formais. Frizz, cabelos rebeldes e maltratados, suor e aparência cansada, são inimigos naturais da maioria das mulheres que trabalham durante o verão. Mas profissionais da beleza ensinam truques e dicas preciosas para continuar uma profissional bonita mesmo com tanto calor.

O beauty stylist Gabriel Ramos ressalta que, no verão, as mulheres devem evitar domar as madeixas com o uso do secador e da chapinha. “É uma época em que o cabelo fica mais fragilizado, devido à exposição ao sol, água do mar, cloro da piscina. O calor desses equipamentos resseca ainda mais os fios”, afirma.

O Gabriel Ramos recomenda o uso de cores fortes nas sombras%2C como verde%2C lilás%2C rosa%2C laranja e azul. Ele mostra o efeito no rosto da modelo Rafaella GuaranyDivulgação

Mas como fazer para manter um visual apropriado para o trabalho, sem recorrrer ao alisamento diário? A dica do prosfissional é simples: prender os cabelos em coques ou tranças, como se fazia no tempo da vovó. “Os coques voltaram com força total no verão, principalmente porque deixam a mulher elegante, sem sofrer com o calor e são super fáceis de fazer. Quanto mais desestruturados, com ar desconstruído e o mais natural possível”, ensina Gabriel.

A dica dele é amarrar o cabelo num rabo-de-cavalo alto e, depois, dividi-lo em duas mechas. Elas podem ser torcidas até as pontas e, em seguida, presas com grampinhos ao redor do rabo. Pode deixar até alguns fios soltinhos, para dar uma aparência ainda mais antural. A atriz e cantora Rafaella Guarany adorou o visual.

“É muito fácil de fazer e fica com cara de penteado caprichado, como se tivesse feito em salão”, diz a loira, que passa o verão dividida entre manter o cabelo arrumado para os shows e gravações, e o calor provocado pelas longas madeixas. As tranças também são opções práticas e bonitas. Elas seguem o mesmo ritual dos coques e não requer (quase) nenhuma habilidade: basta dividir os cabelos em três partes e trançá-las. E ainda dá para enfeitar com presilhas ou flores, dependendo do grau de informalidade do compromisso.

Contornos para a estação quenteDivulgação

“O coque vai para todo o lado e é muito simples. Com os cabelos presos, dá para caprichar nos acessórios e maquiagem. Mas o ideal é não descuidar da hidratação durante o verão. Usar boas máscaras para repor os nutrientes e protetor solar. Assim como os cuidados com a pele, os cabelso também precisam da mesma atenção”, disse Gabriel.

E quem pensa que o visual comportadinho dos cabelos presos só deve permanecer durante o expediente, está enganada. O coque e a trança estão com tudo e vão do trabalho direto para a balada, praia ou barzinho com os amigos. É só escolher o modelo preferido e caprichar na produção. Um luxo!

Para fixar sem derreter

Outro drama para as mulheres que trabalham maquiadas, é quando o calor derrete o visual e deixa aquele aspecto de cansaço. Para evitar o olhar de ‘urso panda’, Gabriel Ramos ensina truques para um make colorido, bem a cara da estação. A dica é trocar os tons escuros por outros mais alegres nos olhos ou lábios. Cores como laranja, rosa, lilás, verde e azul estão com tudo.

Cabelos presos são uma boa forma de ficar bem arrumada mesmo quando estiver andando na ruaDivulgação

Antes de tudo, é preciso preparar a pele com um primer, que evita oleosidade e fixa a maquiagem até o fim do dia. Uma camada leve de base é o suficiente para cobrir as manchas e espinhas.
A sombra pode ser aplicada com pincel molhado para realçar a cor. Um risco rente aos cílios superiores dá um efeito colorido e moderno. Aí, basta aplicar várias camadas de rímel, um blush leve e contrastar a sombra colorida com batom ou gloss clarinho. Está pronto o look que é tendência do verão.

Equilíbrio

Antes de fazer o make, analise o compromisso e a roupa que vai usar. Deve-se equilibrar os olhos e a boca, usando sempre tons claros em um quando for chamar a atenção para o outro.

Proteção

O filtro solar deve ser o melhor amigo das mulheres no verão. Aplique antes da produção ou use maquiagens que tenham filtro.

Sobrancelhas

Para um olhar marcante, penteie os fios e aplique no contorno sombra marrom. Nunca use preto nas sobrancelhas, para não pesar.

Você pode gostar