Alimentos ricos em betacaroteno ajudam a conquistar pele bronzeada

Ana De Biase toma suco de laranja com beterraba uma hora antes de ir à praia

Por O Dia

Ana De Biase toma suco de laranja com beterraba uma hora antes de ir à praiaJoão Mario Nunes / Divulgação

Rio - O verão está bombando e, para onde se olha, o que mais se vê é pele bronzeada. Para conseguir um tom dourado, além de cuidados básicos, como o uso do protetor solar e o consumo abundante de água, alguns alimentos também ajudam a conseguir a tão desejada morenice. E o melhor: não engordam.

Sempre com um tom de pele dourado, a modelo Ana De Biase sabe a receita certa para se manter da cor do pecado. “O segredo é tomar um copo de suco de laranja com beterraba e cenoura uma hora antes de ir à praia. O bronzeado realmente fica incrível”, conta ela.

“Alimentos amarelos, alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em betacaroteno, que gera a vitamina A e auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Eles são ótimos para dar aquele bronze bacana”, explica a nutricionista Alessandra Almeida. Mas ela lembra: “Não é para as pessoas só comerem beterraba, ou cenoura, ou só tomarem suco de laranja. Tem que variar, porque apostar em um único alimento não funciona.”

Mas é preciso ter cuidado para manter o corpo hidratado e fugir dos perigos da exposição ao sol em excesso. “O bronzeado bacana é aquele que aparece 48 ou 72 horas depois que você vai à praia. Aquilo que surge de imediato na pele, quando a pessoa ainda está tomando sol, não é bronzeado, é queimadura”, alerta a dermatologista Mônica Azulay. A atriz Camilla Carandino, outra adepta do suco que ajuda no bronzeado, não deixa de lado a ingestão de muita água e frutas em geral. “Não basta só cuidar da cor da pele, tem que cuidar da saúde também. Com esse calorão, eu tenho tomado muita água e optado por alimentos mais leves”, diz.

DICAS

NUNCA deixe de passar o protetor solar. Ele não vai impedir que a pessoa se bronzeie, vai tornar o bronzeado saudável.

PASSE um filtro mais alto no rosto, pescoço e região do peitoral. Essas áreas geralmente ficam mais expostas ao sol.

PESSOAS com pele muito clara não devem ultrapassar o tempo limite de duas horas de exposição solar.

AO SAIR da praia, tome um banho com água natural e passe um hidratante no corpo todo.

BUSQUE sempre orientação de um dermatologista antes de comprar um protetor solar. As pessoas são diferentes e não é qualquer produto que pode ser usado na pele.

AO LONGO do ano, use produtos à base de vitamina C. Ela é ótima para a pele, pois protege contra os radicais livres que são gerados com a exposição aos raios ultravioleta.

A atriz Camilla Carandino apostam no suco ‘brozeador’Martina Ielpo / Divulgação


CARDÁPIO

CAFÉ DA MANHÃ
Um copo de suco de manga com maracujá, água de coco e hortelã
Uma fatia de pão integral com uma colher de cenoura ralada

LANCHE DA MANHÃ
Uma tangerina

ALMOÇO
Um prato de salada de folhas com tomate e palmito, um filé de peixe grelhado e batata-doce assada com alecrim

LANCHE DA TARDE
Meio mamão com granola

JANTAR
Um prato fundo de sopa fria de abóbora com anis e um ovo mexido com orégano