Turistas se rendem aos encantos do verão carioca

Frutas, geografia, simpatia e facilidade de compras são destaque para visitantes

Por O Dia

Rio - O sol pode ser o mesmo para o mundo todo mas, no Rio, o astro-rei brilha com mais charme. Atraídos pelo encanto que o carioca muitas vezes deixa passar despercebido, estrangeiros revelam o melhor de passar a temporada de verão na Cidade Maravilhosa.

O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar estavam no roteiro da jornalista portenha Silvina Scheiner. Mas os atrativos, tão presentes no imaginário dos visitantes, não agradaram tanto quanto a geografia da cidade. “Os espaços são abertos e tudo parece caber aqui, pessoas, carros e natureza. É tudo amplo e arejado”, destaca a visitante, há pouco mais de uma semana na cidade. O vento fresco à noite também ganhou o coração da argentina.

A jornalista Silvina Scheiner%2C que está há pouco mais de uma semana na cidade%2C adorou os espaços abertos do Rio%3A ‘Tudo parece caber aqui%2C pessoas%2C carros e natureza’Maria de La Gala / Agência O Dia

O casal português Ana Arantes, de 34 anos, e Miguel Ribeiro, de 40, deram um tempo no comando de seu hotel na cidade de Guimarães para se aventurarem nestas paragens. A surpresa principal para eles veio na praia. “Há barraquinhas por todo lado vendendo de tudo. É ótimo tomar água de coco perto do mar! Há muitas atrações pela cidade. É uma maravilha”, diz ele. Nem os preços assustaram o casal. “Achamos que tudo está compatível com outras capitais brasileiras”, avalia Ana. O ponto negativo foi culpa do Oceano Atlântico. “O clima é quente, mas a água é muito fria”, brinca Miguel.

Descontração

As roupas leves que vestiam não lembram em nada a temperatura de mais de 30°C negativos que um casal russo deixou para trás, quando escolheu o Rio como destino das férias. “Pensei que aqui era mais quente”, diz Anna Kim, de 23 anos.

Casal português Ana Arantes e Miguel Ribeiro na escadaria feita por Selarón%2C na Lapa%3A ele gosta do calor%2C mas se queixa da água fria do marMaria de La Gala / Agência O Dia

A moça achou a descontração e simpatia dos moradores a melhor parte da viagem. Já o rapaz, o estudante Kirill Grzhegorzhevskiy, de 24 anos, elegeu a variedade de frutas como a descoberta mais interessante. “Existem milhares de sucos de tantas frutas. Algumas que nunca vimos. São saborosas”, entrega. Anna, ao contrário dos portugueses, achou tudo muito caro e sugeriu que os preços fiquem mais baixos.

Recém-chegado, o grupo de húngaros aprovou no Rio quase tudo que viu. Encantado, o economista Gabor Balkanyi, de 30 anos, encontrou na cidade uma ideia que considera genial: os restaurantes a quilo. “Nunca vi na Hungria e achei fantástico pagar somente o que se quer realmente comer”, comenta. A reclamação comum a todos foi a que Gabor resumiu tão bem: “Temos pouco tempo e no Rio há muita coisa interessante para se conhecer”, acrescenta o turista.

Mais postos para dar informações

Até março, a Secretaria Municipal de Turismo estima que os visitantes devem gerar uma renda de US$ 2,605 bilhões. Para atender à demanda de turistas, a Rio Tur informou que está em andamento um projeto de ampliação do número de postos de informação turística, que somam 16, em vários pontos da cidade, como Copacabana, Lapa, Ipanema, aeroportos, Rodoviária Novo Rio, Candelária, entre outros. Para a Copa do Mundo está prevista a instalação de mais seis postos temporários (Maracanã, Tijuca, Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Botafogo, Largo do Machado e Cosme Velho).

Grupo de húngaros na Cinelândia%3A o que mais os surpreendeu foram os restaurantes de comida a quiloMaria de La Gala / Agência O Dia

O Ministério do Turismo vai destinar cerca de R$ 15 milhões para ampliar a sinalização turística no Rio, que deve estar pronta até a Copa. Os locais contemplados serão os que recebem maior número de visitantes, bem como as áreas que servirão de infraestrutura de apoio para a Copa e para os Jogos Olímpicos. A identidade visual terá o mesmo conceito usado em destinos turísticos internacionais como Londres e Nova York.

Reportagem de Larissa D'Almeida